Edição 31

Professor Construir

Zali Mendes Oliveira

TAREFA DE CASA! É IMPORTANTE OU NÃO?

Zali Mendes Oliveira é diretora do Educandário Juvêncio Terra – EJT, há mais ou menos dezoito anos, formada em História e pós-graduada em Administração. Seu hobby é a leitura, não troca um bom livro ou uma boa revista por nada. Escreve maravilhosamente bem e, a cada ano, elabora projetos interessantíssimos, como o Projeto Contínuo de Leitura, o Projeto de Educação Religiosa, entre outros, que vão da Educação Infantil até a 5ª série.

Opa, dá para entender?

O menino vai para a escola e faz tarefa. Quando vai para casa, após a aula, leva outra tarefa. É um vai-e-vem de tarefa no ano inteirinho! Dá para entender? Para que tanta tarefa?

Bom, a sua profissão é estudante! Isso você já sabe! Agora, estudante é quem estuda! É quem faz as suas tarefas diariamente!!! Todo dia!!

Sabia que o papai tem tarefas e a mamãe também? Que todas as pessoas têm tarefas a fazer?

Já olhou no dicionário o que significa tarefa? Dê uma olhadinha… Pois é. Você tem tarefas para fazer na escola.

Ah! Deve ter também uma tarefinha em casa (limpar seu sapato, arrumar sua gaveta e outras…).

Agora, preste atenção: a tarefa da escola, não dá para deixar para depois. É urgente! E o melhor: quando você faz a tarefa de casa, aprende muito mais! Pode até ser chatinha! Mas precisa ser feita, e com responsabilidade! Concorda? E muito bem-feita!

tarefa_casa1

EJT. Projeto Contínuo de Leitura
Ops! Engenhoca da Leitura / Leitura Solidária (em dupla)

Para quê?

É através de atividades lúdicas e prazerosas que conseguiremos inserir os nossos alunos no mundo fantástico da leitura.
E, assim, vamos nós, mais uma vez, desenvolver essa atividade de “Leitura Solidária”, contemplando, também, a escrita de forma agradável, mas sistemática! Como?
Incentivando a leitura e orientando as crianças na produção dos resumos, considerando: clareza de idéias, correção, organização, letra legível.

Receita para gostar de ler:
3 visitas semanais à Sala de Leitura.
1 cantinho de leitura em seu quarto.
1 visita semanal à banca de revistas ou livraria.
1 hora de leitura antes de dormir.
1 hora por dia para contar ou ouvir histórias
(de preferência com os pais).
1 porção de leitura dos rótulos de produtos que você e a sua família consomem.

Qual o objetivo dessa Engenhoca?

Motivar as crianças a ler e a escrever corretamente, considerando a proposta do colégio e os nossos avanços como “Formadores de Leitores”.

O que fazer?

Uma Engenhoca (usando um cômodo do fundo do auditório) com pinturas interna e externa interessantes e iluminação intensa.
As crianças terão sugestões de livros na sala de aula ou com os pais e deverão deixar os resumos na Engenhoca.
A novidade (imagino!) é a Leitura Solidária, ou seja, serão formadas duplas (à escolha da criança) que se ajudarão mutuamente.
E, dentro da Engenhoca, quais as novidades?
Caixas ou sacos para recadinhos dos alunos e dos professores sobre o concurso, cartazes, iluminação especial, som estridente e outros.

E como avaliar?

Será avaliada a qualidade dos resumos, observando-se a letra legível, organização e clareza das idéias. Os melhores resumos serão selecionados.

E daí?

Essa atividade deverá acontecer até o dia 10 de novembro, quando serão divulgados os resultados no Fórum de Leitura.

tarefa_casa2Sugestões para apresentação dos resumos

Lançamentos de coletânea dos melhores textos.
Prêmio para os melhores textos.
Dia do Escritor (melhores textos).
Dupla de Leitura.
Outros.

E a visita à Engenhoca?

Todos os dias letivos!
As crianças poderão entrar na Engenhoca no horário de chegada, no recreio ou na hora da saída para deixar os seus resumos. Sempre em dupla.
Professor, estamos acreditando nessa atividade! Cremos que os meninos vão curtir a Engenhoca.

“Aventuras do Tracinha”

Estamos na escola, juntinhos, e isso é muito legal! E você já sabe! Um dos grandes desafios da escola é formar leitores; transformar todos os nossos alunos em bons leitores, ótimos escritores, grandes cidadãos!
Por isso, a Sala de Leitura já está aberta, aguardando você!
Nas páginas dos livros, estão as maiores aventuras, as mais belas histórias, o jeito mais fácil de você viajar e conhecer novos espaços, novos lugares na terra e até em outros planetas. Já pensou?
Bom mesmo é começar com livros que nos dão alegria, que nos dão prazer; mais tarde, leremos tudo! Todos os livros, todos os jornais, sem esforço! Viramos “tracinha de biblioteca” (bichinho pequeno, inseto da família dos tineídeos — que nome! —, minúsculo mesmo, amigo da leitura que mora na biblioteca e acaba conhecendo todos os livros. Eu acho que eles até comem livros)! Que exagero!

Os livros e você: discutindo a relação!

Assinale as afirmações verdadeiras para o seu caso. Atribua um ponto a cada item marcado. Some os pontos e confira o resultado.

( ) Leio, no mínimo, um livro por mês.
( ) Conheço um livro que eu gostaria de que todo mundo lesse.
( ) Existe um personagem de literatura de quem eu gosto como se fosse amigo.
( ) Posso citar o nome de um autor de minha predileção.
( ) Antes de dormir, sempre leio alguma coisa.
( ) Adoro conversar sobre o livro que estou lendo.
( ) Se tivesse tempo, leria mais.
( ) Só saio de casa acompanhado por um livro.
( ) Prefiro um livro interessante a uma conversa chata.
( ) Se empresto um livro a um amigo e ele devolve com trechos sublinhados, acaba a amizade.

Leia, faça os resumos e ganhe fichas coloridas!
Azuis = 100 pontos – Legal!
Amarelas = 60 pontos – Bonzinho!
Vermelhas = 40 pontos – Fique Esperto!

E ainda tem fichas verdes e brancas!
Ah! As verdes e brancas valem 1.000!

Some 1.000 pontos em fichas e troque-as com a Direção.
6ª-feira – O leitor entrega resumos.
3ª-feira – Recebe a ficha.

Normas do concurso

Os livros serão escolhidos pelo aluno.
O aluno fará um resumo de cada livro lido.
Por cada resumo, o aluno receberá uma ficha colorida.
A soma dos pontos das fichas valerão para a premiação no final do concurso.
Os resumos devem ser bem escritos, com letra legível.
Fichas azuis só para os resumos de ótima qualidade.
Fichas amarelas para os resumos de boa qualidade.
Fichas vermelhas para os resumos que ainda precisam melhorar a qualidade.

Premiação para quem conseguir maior número de pontos

Para quem tiver mais fichas vermelhas! Um pirulito e um gostoso bate-papo sobre leitura e sobre as normas desse concurso.

Para a turma das fichas amarelas! Uma deliciosa torta com refrigerante do colégio.

Para os melhores leitores do semestre – Galeria Verde e Branca. Você escolhe a festa! Uma homenagem dos colegas e da Direção/Coordenação do colégio.

Zali Mendes Oliveira – Educandário Juvêncio Terra – Vitória da Conquista – BA

cubos