Edição 103

Projeto Didático

O mágico de OZ – Projeto Ed. Infantil Salvador 2018

Introdução

Quem nunca ouviu falar da menina Dorothy e seus inusitados companheiros de jornada ­— um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração, um leão covarde, um cãozinho — que atire o primeiro tijolo amarelo!

O início da história do Mágico de Oz se dá quando Dorothy ainda vive numa fazenda no Kansas com seu cão amigo Totó, desejando estar num lugar bem melhor, “além do arco-íris, atrás das nuvens de chuva”. Após viver várias situações com sua tia Ema, seu tio Henri e a malvada Srta. Galdi, Dorothy encontra o misterioso professor Marvel e enfrenta um enorme furacão que a leva até o mundo de Oz.

Chegando lá, viverá a maior aventura de sua vida, ajudando um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um leão sem coragem. Dorothy ainda conhece figuras encantadas como: a Bruxa Boa do Norte, a Bruxa Má do Oeste, os munchkins (simpáticos habitantes da Terra de Oz) e o Mágico de Oz; descobrindo, ao final dessa encantadora trajetória, que “não há lugar como a nossa casa”.

A construção da identidade, a família, as moradias, os animais, os sentimentos e as diferenças serão alguns dos muitos temas a serem trabalhados dentro desse universo mágico e criativo.

O conto aborda questões de amizade e superação; e a partir dele pretende-se que a criança trave relações com esse tema do ponto de vista reflexivo e prático. Por meio da ludicidade, pode-se levantar questões como: “Qual o valor da amizade?”, “Eu preciso do outro para resolver os problemas da vida?”.

Tendo em vista os conflitos éticos e morais que a sociedade enfrenta atualmente, justifica-se o presente projeto, que propõe, para além da apreciação da obra literária, o contato com temas do nosso cotidiano.

Entendendo ser de suma importância o pleno desenvolvimento das crianças, vamos trabalhar suas emoções e sentimentos, juntamente com a autonomia, a autoestima, a identidade, o respeito, a amizade, os medos e as limitações, agregados à área da linguagem, do raciocínio lógico, das artes e do movimento. Para isso, buscaremos encontrar a coragem do leão e a sabedoria do espantalho.

Acredita-se cada vez mais na importância dos contos clássicos no desenvolvimento do imaginário infantil. Ouvir, contar histórias e assistir a peças teatrais e musicais é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois é através disso que ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história.

Justificativa

Considerando que a identidade se forma nos primeiros anos de vida, buscaremos entender os processos de desenvolvimento cognitivo e a inserção social por meio da interação no espaço da Educação Infantil, identificando as principais atividades dessa 1ª etapa da educação em busca da efetivação desse processo de forma tranquila e harmoniosa.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento da criança devem ser os mais variados, uma vez que o ser humano se constrói não só a partir das suas vivências, mas também da interação com o outro. Então, apresentamos como fatores próprios da criança a inteligência, a motivação e a curiosidade, acompanhados de fatores sociais, históricos, culturais, afetivos e emocionais que compõem o meio no qual ela está inserida.

Família, professores, parentes e amigos, enfim, todas as pessoas que habitam o universo da criança devem procurar conhecer as formas de contribuir para o processo de inserção social e desenvolvimento desses pequenos que são mais emoção do que razão nesse processo de construção e precisam se firmar nas atitudes e exemplos que os adultos dão.

Objetivo geral

Através da história, proporcionar o contato com temas transversais, trabalhando sentimentos, emoções, ideias e criatividade.

 

Objetivos específicos

Construir a identidade individual e a do grupo.

Desenvolver atitudes de cooperação, compartilhando as suas vivências pessoais com o grupo.

Descobrir as ascendências e a origem familiar de cada um.

Trabalhar as diferenças.

Trabalhar a afetividade e os sentimentos.

Promover a interação com as famílias e a escola.

Identificar os fenômenos da natureza.

Identificar os diferentes tipos de moradia.

Trabalhar a localização espacial e territorial.

Ampliar as possibilidades de observação das crianças através do filme e de literaturas ligadas a ele.

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Metodologia

Construção de uma casa com os pais e/ou responsáveis representando a importância da família e a frase “Não há lugar como o nosso lar”, dita várias vezes na história pela personagem Dorothy.

Teatro das professoras.

Construção dos personagens com material reciclável.

Construção de cartaz.

Cineminha na escola.

Jogos e brincadeiras relacionadas aos desejos dos personagens (leão – coragem, espantalho – cérebro, homem de lata – coração).

Outros.

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Público-alvo

Educação Infantil.

 

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Período de duração

Durante todo o primeiro bimestre de 2018.

 

Culminância

O projeto foi finalizado com a exposição das produções realizadas na escola e em casa e a apresentação de um musical para os familiares.

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