Edição 80

Mensagem inicial

O ovo da ema

ovo_ema_1

Um fazendeiro ganhou um casal de emas. Muito entusiasmado, diariamente cuidava dos animais com todo o carinho. Certo dia, ao levantar bem cedo, como de costume, para tratar das aves, surpreendeu-se com alguns ovos dispersos no mato. Ficou muito contente com a ideia de a família aumentar e, com receio de os ovos serem devorados por predadores, ele recolheu-os no celeiro, esperando que a ema chocasse ali.

Dias se passaram sem que a fêmea fosse cuidar de seus ovos, que acabaram por se estragar.

Decepcionado com a perda, resolveu consultar um amigo veterinário, que lhe explicou o ocorrido:

— Quando a ema vai chocar seus ovos, primeiro põe alguns no mato, distribuídos ao redor da região em que ela fará o seu ninho. Esses ovos não serão chocados, pois servirão, posteriormente, de alimento para os futuros filhotes. Na época em que os filhotes nascem e precisam de alimento, a mamãe ema já sabe onde encontrá-lo e diariamente vai até um dos ovos abandonados no capim, que já estão podres, bica sua casca e espera a chegada de pequenos insetos, atraídos pelo cheiro. Nesse momento, os seus filhotes aproveitam para se alimentar desses bichinhos.

Ao escutar a explicação do veterinário, o fazendeiro entendeu que ele havia recolhido do mato os ovos que serviriam de alimento para as futuras eminhas e, assim sendo, prevendo a falta de alimento para seus filhotes, a mamãe ema não chocou ovo algum.

Naquele dia, além de entender mais sobre o comportamento das emas, o fazendeiro aprendeu uma grande lição de vida que mostrava a importância de realizar ações com planejamento.

O ovo da ema. In: SILVA, Maria Salette de Assis. A Terapia das Histórias: porque Todos Têm Direito a um Final Feliz. Coleção Sabor de vida. São Paulo: Paulinas, 2011.

cubos