Edição 28

Pintando o 7

Trançando fios para fazer um Cinto

artes1artes2Materiais:
1 rolo de barbante
4 canudos de plástico (tamanho refrigerante)
4 presilhas de cabelo (tipo “piranha”)
1 tesoura

 

passo_passo

1º PASSO – Corte 4 pedaços de barbante, cada um com 2 metros de comprimento.

2º PASSO – Corte 1,5 centímetro de cada canudo. Guarde essas peças, pois serão usadas depois.

3º PASSO – Dobre o barbante ao meio e introduza-o no canudo. O barbante passará mais facilmente se você aspirá-lo com força na extremidade oposta. Faça com que as pontas soltas fiquem do mesmo tamanho.

4º PASSO – Coloque o pedacinho de canudo que você guardou dentro da laçada formada pelo barbante.

5º PASSO – Segure firme o pedacinho de canudo dentro da laçada. Faça um nó frouxo envolvendo o pedacinho de canudo. Sua peça agora terá a forma de um “T”, para que o barbante não escape ao longo do trabalho. Repita os passos 2, 3, 4 e 5 com os demais canudos. Para facilitar o movimento de vai e volta (entrelaçamento), enrole o barbante de cada canudo em uma presilha de cabelo.

6º PASSO – Pegue o rolo de barbante que restou e prenda-o com um nó à laçada do primeiro canudo. Começando da primeira fileira, vá entrelaçando o barbante por cima e por baixo dos canudos, alternadamente. Quando o tecido tiver de 8 a 10 centímetros, abra as presilhas e solte de 8 a 10 cm de barbante, puxe o tecido em direção aos nós iniciais.

7º PASSO – Continue tecendo até que o cinto tenha o comprimento que você deseja. Então, amarre os fios com um nó apertado. Forme uma franja de 20 centímetros com o que resta dos fios da urdidura. Corte todos por igual. Agora, seu cinto está pronto.

cubos