Edição 116

Projeto Didático

Projeto Acolhimento: o Prisma na sua Casa

Centro Educacional Prisma
São Lourenço da Mata/PE

Reflexão inicial

“Ser um mestre inesquecível é formar seres humanos que farão diferenças no mundo. Suas lições de vida marcam para sempre os solos conscientes e inconscientes dos seus alunos. O tempo pode passar, e as dificuldades podem surgir, mas as sementes de um professor fascinante jamais serão destruídas” (CURY, 2008, p. 53).

Centro_Educacional_Prisma_-_2

Fotos: Centro Educacional Prisma

Apresentação

A valorização da afetividade no contexto escolar se apresenta como uma prática indispensável. Diante de momentos adversos, como o momento atípico da pandemia do novo coronavírus, esse aspecto se tornou cada vez mais debatido, e ficou explícita sua relevância. Isso nos faz reforçar, ainda mais, o entendimento do quanto o nosso próximo é importante.

A Bíblia Sagrada, em diversos textos, ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, destacando esse mandamento como o segundo maior nas nossas ações diárias. O verbo amar é uma ação e também uma escolha. Por isso, não devemos amar apenas com palavras, mas também com ações.

 Justificativa

Estamos vivendo um ano letivo bastante conturbado e desafiador, tendo em vista a pandemia da Covid-19. Nesse contexto, a escola precisou passar uma nova experiência, marcada pelo distanciamento social e pela inserção massiva na área tecnológica e suas múltiplas ferramentas, e, sobretudo, precisou se reinventar para continuar propagando a sua filosofia, bem como seu papel de educar para transformar.

Durante este momento, percebemos o quanto professor e aluno sentem falta do espaço escolar, assim como da afetividade e do acolhimento que a escola possibilita. A equipe docente do Centro Educacional Prisma, junto com a gestão e a coordenação pedagógica, identificando essa lacuna propiciada pela pandemia, constatou a importância e a necessidade de vivenciar uma experiência de acolhimento indo aos lares dos estudantes, demonstrando todo o respeito e a atenção existentes entre escola e família, bem como reconhecendo o empenho e a dedicação de cada aluno nas aulas nesse período complicado.

Vale salientar o cuidado dos pais e responsáveis ao respeitarem esse “novo normal” da educação, bem como seu engajamento para a continuidade do processo educacional, o que fez uma diferença significativa. Tal proposta de acolhida foi simbolicamente materializada numa medalha de “estudante de honra”.

Centro_Educacional_Prisma_-_5

Objetivo geral

• Valorizar o empenho e a dedicação de cada aluno nas aulas do Canal Prisma, no YouTube, e nos momentos remotos síncronos.

Objetivos específicos

• Destacar a importância do acolhimento e do amor ao próximo.

• Reconhecer e valorizar a particularidade de cada família diante desse “novo normal” da Educação.

• Respeitar o empenho de cada estudante.

• Mostrar o quanto o amor e o respeito fazem a diferença na vida das pessoas.

Público-alvo

Estudantes do Centro Educacional Prisma: Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Período de realização

De 1º a 23 de setembro de 2020

Recursos humanos

Gestão escolar, coordenação pedagógica e professores

Recursos materiais

• Som, pendrive e microfone

• TNT, EVA, cola, tesoura, broche e adesivo

• Máscaras de proteção

• Álcool em gel

• Transporte

Estratégias

• Fazer o levantamento das três modalidades de ensino da escola, destacando nome completo, endereço, ponto(s) de referência, nome dos pais ou responsáveis e número telefônico.

• Montar um mapeamento da cidade, dividindo-a por áreas, começando pelos bairros mais próximos da escola, a fim de construir um plano de ação eficiente.

• Realizar uma reunião com toda a equipe envolvida no projeto para reforçar a intenção da atividade e repassar as diretrizes necessárias para uma acolhida significativa no lar dos estudantes.

• Preparar as medalhas de honra e os demais recursos.

• Dividir as equipes de acolhida.

• Realizar a acolhida dos estudantes nos lares, respeitando o protocolo de segurança do momento de pandemia (com uso de máscara e álcool em gel).

Avaliação

A prática da afetividade e da acolhida durante todas as visitas se apresentou bastante significativa para professores e estudantes, respaldada nos relatos das vivências por parte dos mediadores e pela demonstração da relevância do projeto por parte das famílias dos alunos, por meio de ligações, e-mails e postagens em redes sociais.

Elizama de Aquino Silva é formada em Pedagogia. Especialista em Gestão e Planejamento Educacional. Atua como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) do Centro Educacional Prisma.

Maria da Conceição Alves Camelo é formada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e em Gestão e Planejamento Educacional. Atua como gestora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Prisma.

Vinícius Nicéas do Nascimento é formado em Letras. Mestre em Linguística. Atua como professor de línguas portuguesa e espanhola do Ensino Fundamental (anos finais) do Centro Educacional Prisma.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio
de Janeiro: Sextante, 2008.

cubos