Edição 52

Ambiente-se

2010, o ano internacional da biodiversidade

2010

1. O que é o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?
2. Quais são os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?
3. A quem nos dirigimos?
4. Por que essa celebração é tão necessária?
5. O que você pode fazer pelo Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?

1. O que é o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade

(AIB), com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
Essa celebração oferece excelente oportunidade para:

• Evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida.
• Refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes.
• Promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo, a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.

A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países-membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.

2. Quais são os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?

2010Com o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 são os seguintes:

• Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.
• Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
• Incentivar os povos, as organizações e os governos a tomarem medidas imediatas, necessárias à defesa contra a perda da biodiversidade.
• Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.
• Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

3. A quem nos dirigimos?

Colaboradores

É a você, como colaborador da CDB, que nos dirigimos diretamente.
Necessitamos da sua ajuda para difundir as mensagens e a identidade da marca que criamos para o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 a todos os participantes que atuam em ações pertinentes ao tema. Isso garantirá a tomada de medidas significativas em todo o mundo, para defendê-lo da brutal perda da biodiversidade que o assola.

Destinatários

Deve dirigir-se aos membros da sua comunidade, seus parceiros, seus interlocutores de todos os âmbitos e participantes em geral. As mensagens sobre o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 e a marca que criamos podem ser utilizadas como uma plataforma para difundir e compartilhar os projetos próprios de sua comunidade, pertinentes ao seu próprio público.

Colaboradores da CDB

• Governos
• Comunidade científica
• Organizações internacionais
• Setores-chave econômicos
• Organizações educativas
• Meios de comunicação
• Comunidades indígenas/Gerenciadores de parques, hortos, viveiros, etc.

Agências financeiras

• Organizações internacionais
• Parcerias governamentais
• Entidades econômicas
• Público adulto
• Jovens e estudantes
• Crianças

4. Por que essa celebração é tão necessária?

O Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores, em nível mundial.

Portanto, devemos trabalhar juntos, difundindo mensagens coerentes e convincentes ao nosso público comum. Devemos criar e compartilhar ferramentas de comunicação que sejam úteis e eficazes a organizações como a sua, que já está engajada no trabalho, no sentido de inspirar e convencer as demais a também aderirem ao movimento, tomando medidas concretas.

Ninguém conhece melhor do que você as facilidades e as dificuldades a serem enfrentadas. Queremos utilizar seu conhecimento e sua experiência para assegurarmos que as medidas que venham a ser tomadas sejam fortes, duradouras e intensas, para que se constituam num marco que faça a diferença.

Juntos, poderemos salvaguardar a biodiversidade, da qual todos dependemos.

5. O que você pode fazer pelo Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?

A proteção da biodiversidade requer a adoção de medidas por parte de todos: o governo, o empresariado, o público e o privado. Centros de organização em todo o mundo estão empreendendo campanhas mobilizadoras para estimular esses grupos a tomarem medidas para salvaguardar a biodiversidade.
O Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 tem como objetivo refletir sobre os esforços empreendidos, celebrar os êxitos alcançados e apoiar as medidas a serem tomadas.
Pretendemos criar uma rede de conhecimentos tendo como tema a real amplitude do significado da biodiversidade e o porquê da necessidade de sua proteção. Essa rede proporcionará uma plataforma para que todas as mensagens possam ser compartilhadas entre os participantes.

Queremos ajudá-lo a desenvolver o seu trabalho pela salvaguarda da biodiversidade. Sobretudo, queremos ajudá-lo a garantir que a mobilização em sua comunidade seja a mais efetiva possível e que seus projetos pela proteção da biodiversidade se prolonguem muito além do ano de 2010.

DIRETRIZES PARA O USO DAS MENSAGENS

1. Marco das comunicações
2. As mensagens centrais
3. Uso das mensagens

Para compreender melhor

Falar sobre biodiversidade não é fácil. Trata-se de um tema científico e complexo que abrange tudo e compromete a todos. Sem dúvida, a história da biodiversidade também é emocionante e inspiradora: trata-se da história da vida e dos sistemas que a sustentam. Se quisermos motivar os habitantes de todo o mundo para que adotem medidas de proteção à biodiversidade, necessitamos ajudá-los a descobrir as incríveis conexões que existem entre as pessoas e o mundo que as rodeia, aumentando a consciência sobre as dramáticas consequências da perda da biodiversidade, assim como os enormes benefícios que alcançaremos se a conservarmos e a utilizarmos de forma sustentável.

Emoção, oportunidade, otimismo e urgência

Trata-se de um propósito verdadeiro, e devemos empenhar todos os esforços para que a sua difusão alcance êxito. É vital que nossas comunicações sensibilizem as pessoas, produzindo fortes emoções à medida que as pessoas se esclareçam sobre a natureza da vida como um todo e sobre as suas íntimas e quase milagrosas articulações com a biodiversidade. É muito relevante que as pessoas reconheçam a grande oportunidade que lhes é oferecida para salvar a biodiversidade enquanto há tempo, para o bem de toda a humanidade.

É preciso empenhar esforços para criar um forte sentimento de otimismo, uma vez que ainda há tempo para agir, e juntos poderemos ser uma geração que marca a diferença.

Entretanto, devemos evidenciar a urgência na tomada de decisões, tendo em vista as brutais negligências e agressões a que a biodiversidade tem estado exposta em todo o mundo.
O momento de agir tem que ser agora!

Diretrizes para o uso das mensagens

Nossas mensagens foram criadas para estabelecer a base de chamada para a ação. Pretende-se atingir de imediato os seguintes objetivos:

• Eliminar a percepção de que as pessoas não têm conexão alguma com a biodiversidade.
• Aumentar a consciência sobre as ameaças que advêm da perda da biodiversidade e dos benefícios obtidos com sua proteção.
• Promover a adoção de medidas urgentes para defender o mundo da perda da biodiversidade e animar as pessoas a tomarem atitudes proativas imediatas.

O que as mensagens pretendem alcançar?

Através de mensagens sobre o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, pretende-se conseguir:

• Levar a sua comunidade e o seu público-alvo a adotarem medidas concretas de ordem prática.
• Proporcionar a elaboração de uma lista de medidas específicas que possam ser adotadas em defesa da biodiversidade da sua região, promovendo sua intensa difusão.
• Proporcionar ampla orientação sobre como atuar, criando ações eficazes de sensibilização e capacitação para a ação.

Rol de mensagens

Abaixo, apresentamos cinco tipos diferentes de mensagem que podem ser utilizadas, dependendo da intenção de sua comunicação.

Tipo de mensagem/Propósito

Slogan
É o “gancho”. Tem a finalidade de despertar a atenção e a curiosidade das pessoas sobre a temática toda.

Esclarecimentos
É “o que”. São as mensagens centrais do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010.

Texto-modelo/Histórico
É o “por que”. Trata-se de uma ampliação de esclarecimentos que proporcionam maior conhecimento através de
breve descrição geral, com fundamentos lógicos do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Apresenta uma visão histórica que existe subjacente à biodiversidade e ao ano da biodiversidade.

Chamada para a ação

É o “como”. Chamadas específicas para uma determinada atuação.

História

A história proporciona os antecedentes e as explicações adicionais para as mensagens-chave do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Seu propósito é criar emoção e curiosidade, fazendo com que as pessoas se interessem por descobrir a biodiversidade e percebam como nós estamos intimamente relacionados a ela, despertando a importância para a sua proteção.

Você é a biodiversidade. A maior parte do oxigênio que respira é proveniente do plâncton dos oceanos e das florestas frondosas de todo o mundo.

Provavelmente, as frutas e as verduras que comemos foram polinizadas por abelhas, e a água que bebemos faz parte de um grande ciclo global no qual estamos incluídos, assim como as nuvens, as selvas, as geleiras, os rios e todos os oceanos.

Sua alimentação depende quase que por completo das plantas e dos animais que nos rodeiam, desde os vegetais que nos proporcionam arroz e trigo até os peixes e a carne de animais de grande porte, além dos hortifrutigranjeiros. Seu corpo contém por volta de 100 bilhões de células e está conectado com tudo o que o rodeia no mundo exterior através de um maravilhoso e completo sistema imemorial. Compartilha seus átomos com todos os seres e elementos do mundo natural, é ancestral e inconcebivelmente jovem ao mesmo tempo. A biodiversidade é a vida. Sua vida é a biodiversidade, e a biodiversidade é você.

Você compartilha o planeta com 13 milhões de espécies vivas distintas, e entre elas se incluem plantas, animais e bactérias, das quais somente 1,75 milhão possui um nome e já está classificada; a maior parte ainda é desconhecida. Essa riqueza natural incrível é um tesouro de incalculável valor, que forma a base fundamental de sua qualidade de vida. Os sistemas e processos que esses milhões de organismos proporcionam de forma coletiva produzem seu alimento, sua água e o ar que você respira — elementos fundamentais da vida.

Além disso, também proporcionam a madeira e os materiais vegetais para a construção de móveis, edifícios e combustíveis, os mecanismos que regulam o clima e controlam as inundações, a reciclagem de seu lixo, componentes radioativos e os produtos químicos com os quais se fabricam medicamentos. Entretanto, é muito fácil esquecer ou não perceber o óbvio, pois nossa relação na biodiversidade é tão perfeita e harmoniosa que tudo nos parece uma unidade e, dessa forma, muitas vezes não atentamos para as partes dessa “unidade”.

A contribuição da biodiversidade em sua vida, além de ser prática, física, orgânica e utilitária, é também cultural. A biodiversidade do mundo natural tem sido uma fonte constante de inspiração ao longo da história da humanidade. Tem o seu nascedouro em tradições e na forma como foi apropriada pelas sociedades, incorporando-se aos serviços básicos sobre os quais foram sendo construídos o comércio e a economia. O desaparecimento de espécies únicas é uma perda incalculável e irreversível, que nos deixa muito mais
pobres. A perda de espécies icônicas e simbólicas implica uma tragédia cultural, visto que prejudica nossa própria sobrevivência.

As atividades humanas dependem da bela e abundante diversidade do mundo natural. A derrubada e a queima das florestas, a eliminação dos manguezais, o cultivo intensivo e o estresse produzido pela contaminação, a pesca predatória e os efeitos das mudanças climáticas estão destruindo a biodiversidade.

Fonte: IYB2010@cbd.int

cubos