Edição 149

Projeto Didático

Brinquedo parado não faz história

Escola Concepte – Goiânia/GO

 

 

Duração: 8 semanas

Professoras: Helen Oliveira Campos Guimarães

Marcella Oliveira Diniz 

Vanuza Maria Machado Queiroz

Anna Syvak-stock.adobe.com

Justificativa 

O brincar é um direito fundamental da criança e um elemento essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor. Em áreas carentes da cidade de Goiânia, muitas crianças têm acesso limitado a brinquedos e espaços adequados para o lazer, o que impacta diretamente suas oportunidades de aprendizagem e socialização.

Este projeto visa promover a solidariedade, o senso de cidadania e a inclusão social por meio da arrecadação e entrega de brinquedos, valorizando o brincar como ferramenta pedagógica e de transformação social. Além disso, busca envolver a comunidade escolar e a sociedade em ações concretas de Responsabilidade Social.

“ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”- Paulo Freire

Objetivos

› Promover o desenvolvimento integral das crianças de uma área carente da cidade de Goiânia por meio do acesso ao brincar, incentivando a solidariedade, a cidadania e a participação comunitária. 

› Incentivar valores como solidariedade, empatia e cooperação entre os participantes do projeto.

› Arrecadar brinquedos novos e usados em bom estado.

› Proporcionar momentos de lazer e interação social às crianças beneficiadas.

› Estimular o brincar como recurso pedagógico e de desenvolvimento infantil. 

› Fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade.

Temas transversais: Ética, respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade.

Atividades propostas 

  1. Sensibilização e Conscientização.

› Conversas em sala de aula sobre a importância do brincar e da solidariedade.

› Exibição de vídeos e contação de histórias com temas relacionados à empatia e ao compartilhamento.

  1. Campanha de Arrecadação de Brinquedos.

› Divulgação do projeto na escola e na comunidade.

› Organização de pontos de coleta. 

› Orientação sobre o estado de conservação dos brinquedos doados.

  1. Triagem e organização dos brinquedos.

› Higienização dos brinquedos. 

› Envolvimento dos alunos, de forma orientada, no processo.

  1. Dia da entrega e ação recreativa.

› Visita à comunidade carente selecionada em Goiânia.

› Entrega dos brinquedos às crianças. 

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando a participação dos envolvidos, o alcance dos objetivos propostos e o impacto social observado durante a culminância do projeto.

Culminância 

A culminância acontecerá com a entrega dos brinquedos arrecadados às crianças da área carente da cidade de Goiânia, celebrando a solidariedade e o direito de brincar.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Brasília, 2018.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

cubos