Edição 150

Projeto Didático

Literatura infantil: um mundo de descobertas pelo Brasil

Creche Vovó Lola – São José de Ribamar/MA
Carolina Alves dos Santos
Youana Albuquerque

 

 

 

 

 

Justificativa
O projeto escolar vem promover o gosto pela literatura e a aprendizagem sobre alguns dos grandes autores do Brasil. O projeto foi elaborado por Carolina Alves dos Santos e Youana Albuquerque

Popmarleo – stock.adobe.com

Introdução
O mundo da literatura é vasto e fantástico, e este projeto aborda alguns
dos grandes autores brasileiros voltados para o público infantil, que, muitas vezes, são pouco conhecidos. Levar as crianças ao conhecimento desses grandes autores e suas obras é muito importante, pois proporciona cultura e conhecimento.

 

“ O domínio da capacidade de leitura gera maior mobilidade dos grupos humanos, aumento qualitativo da capacidade crítica e crescimento de seu potencial reivindicatório. A leitura, portanto, dá voz ao cidadão, no sentido de que sua interpretação pode gerar a transformação do mundo.”
(Caldin, 2023, p. 12).

Como afirma Caldin, conhecer e dominar a leitura gera a transformação no mundo. No universo infantil, despertar desde cedo o gosto pela leitura por meio da literatura é primordial. Quando se lê para uma criança, ela imagina e se motiva a querer ler também. O projeto tem por objetivo justamente levar o gosto pela leitura e pela literatura do nosso Brasil.

Reprodução

Público-alvo
› Educandos da Educação Infantil da Creche Vovó Lola.

Bebês: De 0 a 1 ano e 6 meses.

Crianças bem pequenas: De 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

Crianças pequenas: De 4 a 5 anos e 11 meses.

 

 

Objetivo geral

Promover no ambiente escolar o gosto pela literatura do Brasil.

Objetivos específicos

Reprodução

› Conhecer os autores da literatura infantil e suas obras: Monteiro Lobato, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado.

› Identificar os personagens de cada obra.

› Conhecer os elementos principais das obras: Sítio do Picapau Amarelo; O Menino Maluquinho; Turma da Mônica; A menina bonita do laço de fita.

› Aprender sobre as obras e seus autores.

› Despertar o gosto pela leitura por meio da literatura através de apresentações e atividades em turma.

› Valorizar a literatura do Brasil.

Objetivos da BNCC

› Para os bebês, de 0 a 1 ano e 6 meses: EI01EO04, EI01CG01, EI01CG02, EI01CG04, EI01TS03, EI01EF03, EI01EF04, EI01EF07 e EI01EF08.

› Para as crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses: EI02EO01, EI02EO06, EI02CG05, EI02EF01, EI03EF04 e EI03EF07.

› Para as crianças pequenas, de 4 a 5 anos e 11 meses: EI03EO03, EI03CG02, EI03CG05, EI03TS02, EI03EF01, EI03EF03, EI03EF04, EI03EF05, EI003EF06, EI03EF08 e EI03EF09.

Metodologia

O projeto Literatura infantil: um mundo de descobertas pelo Brasil foi trabalhado na Creche Vovó Lola da seguinte forma:

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os livros, seu autor e seus personagens, aprendendo sobre todo o contexto literário. Cada turma trabalhou a obra escolhida utilizando livros, vídeos, etc. Ao final, houve uma apresentação compartilhando também com um pouco do histórico de cada autor. As atividades foram desenvolvidas em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.
A comemoração e a prática do projeto de literatura se deu no dia 11/04/2025, no pátio escolar, da seguinte forma:

Reprodução

  • Maternal I: Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

    Reprodução

  • Maternal II: O Menino Maluquinho, de Ziraldo.
  • Infantil I: Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.
  • Infantil II: Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.

“[…] conhecer e dominar a leitura gera a transformação no mundo.”

Duração

O projeto foi trabalhado nos meses de março e abril de 2025

Cronograma

31/03 – Início nas turmas com aprendizagem sobre os autores e as obras.

11/04 – Culminância do projeto com apresentações no pátio escolar.

Recursos utilizados

› Lápis de cor

› Papéis A4

› Aparelho de som com músicas interativas

› Tinta

› Imagens

› Placas com imagens

› Livro didático

› Borracha

› Lápis

› Giz de cera

› TNT

› Fita adesiva

› Lembrancinhas

Popmarleo – stock.adobe.com

Culminância

A culminância do projeto se deu em 11/04/2025, com apresentações das turmas da forma descrita abaixo.

No espaço do pátio escolar, foram realizadas ornamentações de acordo com o tema trabalhado por cada turma, com exposições das obras, cartazes contendo um breve histórico dos autores e fazendo uso da criatividade dos alunos. Os professores promoveram breves encenações teatrais e fizeram contações de trechos das obras.

Ao final do evento, houve entrega de lembrancinhas: uma coroa alusiva ao projeto.

Avaliação 

Foram considerados a participação e o engajamento de todos nas atividades, observações individual e coletiva, registro de fotos e vídeos levando em consideração a aprendizagem e o desenvolvimento em termos processual e formativo.

As Autoras

Carolina Alves dos Santos é pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e coordenadora da Creche Vovó Lola.
E-mail: carol_fleur.santos@hotmail.com
Youana Albuquerque é estudante de psicologia atuante na Creche como voluntária

BRASIL. Ministério da Educação. *Base Nacional Comum Curricular*. Brasília, 2018. Disponível em: [https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf](https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf). Acesso em: 19 jan. 2025.

CALDIN, Clarice Fortkamp. *A função social da leitura da literatura infantil*. *Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação*. Disponível em: [https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505](https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505).

cubos