Edição 24

Editorial

Editorial

“Uma pergunta fundamental: quais são os valores que estamos vivendo? Quais são, de fato, os valores que comunicamos (já que educamos pelo que somos, mais do que pelo que dizemos)?”
Margarita Bartolomé

Os valores representam nossas manifestações objetivas e subjetivas. Correspondem aos nossos sonhos e à nossa realidade. Visam proporcionar formas possíveis de vida, de relacionamentos fundados numa ética (comportamentos esperados). Falar em valores a um mundo com tantos desequilíbrios de comportamento é muito difícil. Não temos a mínima pretensão de criar uma nova escala de valores para a escola ou para a sociedade. Mas de refletirmos um pouco sobre o significado dos valores na educação.
Abriremos nossa revista com a mensagem inicial A Barbie é um Brinquedo Perigoso, refletindo sobre quais valores são passados para nossas crianças através de uma simples boneca, conhecida mundialmente.
No artigo Prática de Valores na Escola, do professor Vicente Martins, ele apresenta as seguintes perguntas: o que são, afinal, os valores? Quais valores devem ser estudados e desenvolvidos na escola?
Sabemos que a escola precisa assumir o seu papel social e individual na formação de seus alunos e de seus docentes: é uma ação social. Como não se comprometer com o fazer dos outros, com o pensar dos outros? Diz o texto bíblico: “Quem semeia ventos colherá tempestades!”. Adotar ações livres e responsáveis é um dos princípios de toda educação.
A escola deve preocupar-se com a formação cognitiva, mas, acima de tudo, com a formação de personalidade. O professor deve transformar-se de medidor de conhecimento em um sujeito que ensina aos alunos, aprendendo com eles. Sobretudo, deve ensinar a sua própria personalidade. Deve ensinar suas atitudes, suas crenças e seus medos.
Teremos, ainda, o professor Armando Correa, falando sobre a educação sem limites, e a professora Zuleide Blanco, com o artigo Constituição de Valores no Contexto Educacional Contemporâneo, que propõe reflexões sobre a constituição de valores no contexto educacional contemporâneo e as devidas dimensões que atingem os adolescentes nos âmbitos social, histórico, cultural, político, econômico e afetivo e ainda nos presenteia com um belíssimo poema: Professor e os Muitos Codinomes, em homenagem ao Dia do Professor. Já o poeta e professor Silas Correa Leite nos apresenta As Sete Saúdes do Professor.
Ainda no enfoque sobre o tema, você terá acesso aos artigos Reinventando o prazer no cotidiano escolar: a parceria com os pais, da supervisora pedagógica Maria Altair Farias Galvão, e Dicas para as crianças e jovens sobre a Internet, da equipe do Portal da Família.
No artigo As Cem Melhores Coisas que Você Pode Fazer pelo Seu Filho, apresentaremos a tese de que os valores presentes na sociedade contêm significados não devidamente explicados, porém diretamente implicados nas ações e na construção do pensamento, e que poucas coisas são mais importantes na vida do que educar crianças. No entanto, a maioria das pessoas não recebe nenhuma educação formal para realizar essa tarefa com sucesso.
Com a preocupação de fazer da revista Construir Notícias um instrumento de auxílio na formação continuada do professor, apresentamos o texto Construtivismo e Ciências da Cognição, falando que o Construtivismo é uma corrente educacional apoiada no princípio de que o conhecimento que conquistamos não é algo que vem de fora, passado de uma pessoa a outra, ou adquirido por meio de uma leitura, mas sim estimulado a partir de experiências, quando participamos ativamente delas, buscando conhecer e, assim, experimentando.
Na seção A Fala do Mestre, estamos homenageando o Mestre Vitalino, que nos encanta com a beleza de suas peças e a perfeição do seu trabalho com o barro — uma matéria-prima tão bruta. Já na seção Pintando o Sete, temos o ilustre e excêntrico Dalí.
Na seção de Artes, selecionamos, com o professor de arte em educação Emerson Pontes, a técnica Naïf, que enriquece a nossa capa.
Ainda nesta edição, prestaremos nossa homenagem ao Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda — com seus 50 anos de formação e vida.
Outros artigos — como Olinda e suas mulheres, caminhando pela paz, organizado pela ASG; o trabalho do professor Manoel Messias no projeto Brincando de Aprender Inglês com o Teatro; e o Galpão das Artes, localizado na cidade de Limoeiro, no Agreste Pernambucano — revelam para o mundo a arte de crianças e adolescentes que, resgatados das margens da sociedade, reconquistam a sua cidadania e, aos poucos, retomam a convivência social e familiar. E, no Livro da Vez, uma homenagem a Andersen, com o livro Era uma vez Andersen, recontado por Katia Canton — Editora DCL.
Enfim, desejamos que você, educador, tire o máximo proveito desta edição de sua revista Construir Notícias, visando, mais uma vez, contribuir para sua formação contínua.

Uma boa leitura e um grande abraço! dania e, aos poucos, retomam a convivência social e familiar. E, no Livro da Vez, uma homenagem a Andersen, com o livro Era uma vez Andersen, recontado por Katia Canton — Editora DCL.
Enfim, desejamos que você, educador, tire o máximo proveito desta edição de sua revista Construir Notícias, visando, mais uma vez, contribuir para sua formação contínua.

Uma boa leitura e um grande abraço!
assinatura_editorial

cubos