Edição 27

Editorial

A Campanha da Fraternidade 2006

editorialA Campanha da Fraternidade/2006 tem como tema Fraternidade e pessoas com deficiência e como lema Levanta-te, vem para o meio!

Todos os anos, a Campanha da Fraternidade propõe um tema motivador para a conversão e a vivência dos valores sociais; a fraternidade entre as pessoas e na sociedade é buscada como um fruto da conversão. Geralmente, os temas têm sido de grande interesse social, de maneira a atrair não apenas os católicos, mas também todas as pessoas sensíveis aos valores humanos e do bem comum, como nós, educadores.

Por acreditar que autoridades, pais, educadores e todas as pessoas engajadas nesta luta contra o preconceito continuarão lutando, a Editora Construir também levantará a sua bandeira em favor da inclusão e do respeito ao deficiente, acreditando que, no futuro, não será preciso haver outras campanhas sobre esse tema, já que as escolas, em sua prática pedagógica, propõem formar homens e mulheres críticos, conscientes e que valorizem a vida.

A revista Construir Notícias apresenta sempre um tema que serve como importante instrumento de análise e reflexão para realizar projetos e estudos em sala de aula. Por isso, além da Campanha da Fraternidade, trouxemos outros temas, para uma melhor fundamentação: a Educação inclusiva, da professora Kátia Soane; Pessoas com deficiência e sua posição na sociedade; Quem necessita de Educação Especial?, do professor Vicente Martins; Atitudes fraternas; Formar leitores, uma ação conjunta; Aprendendo a conviver com a diferença; e Gênios da ciência e da arte, que se imortalizaram justamente na área em que possuíam deficiência. Apresentamos, também, sugestões de como devemos tratar o deficiente.

Como destaque, apresentamos a entrevista de uma educadora especial, Marise Gusmão. Ela nos apresenta sua visão de mundo depois que sofreu um acidente e mostra como a sociedade discrimina o deficiente.

Além desses assuntos, temos uma Homenagem a Louis Braille e O livro da vez, de Silvana Leão, com o tema Diferentes – pensando conceitos e preconceitos.

Na seção de artes, selecionamos um trabalho bastante prático feito por nosso ilustrador Cayo Ogan, que poderá servir de sugestão para o Dia das Mães.

Para refletirmos um pouco mais, apresentamos, na seção Lá vem história…, o texto Três dias para ver; e, na seção Reunião de pais e mestres, Pais maus.

Outro artigo interessante é o Maior teatro ao ar livre do mundo vira sala de aula.

Enfim, querido educador e querida educadora, desejamos que mais esta edição da Construir Notícias produza muitos resultados em seu trabalho.

Um grande abraço.

assinatura_editorial

cubos