Edição 116

Espaço pedagógico

A escuta ativa na coordernação pedagógica

Grasiela Dourado

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) confere ao coordenador pedagógico certa autonomia para organizar o trabalho pedagógico, procurando garantir uma gestão participativa e democrática no interior da escola.

Pode-se dizer que o coordenador pedagógico tem, sobretudo, quatro funções: mediadora, articuladora, formadora e transformadora.

Função mediadora – no sentido de revelar/desvelar os significados das propostas curriculares, permitindo que os professores elaborem seus próprios sentidos.

Função articuladora – a fim de criar condições para que os docentes trabalhem coletivamente as propostas curriculares e o relacionamento com a comunidade escolar.

Função formadora – ao dar condições para o docente se aprofundar na sua área de conhecimento.

Função transformadora – ao trabalhar com questionamentos, ajudando o docente a ser reflexivo e crítico.

Para desempenhar essas múltiplas funções, é necessário desenvolver uma habilidade técnica e comportamental essencial: a escuta ativa.

Cabe ao coordenador pedagógico supervisionar, acompanhar, assessorar e avaliar as atividades pedagógico-curriculares. Sua atribuição prioritária é prestar assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas disciplinas, no que diz respeito ao trabalho interativo com os alunos. Outra atribuição que cabe ao coordenador pedagógico é o relacionamento com os pais e a comunidade, especialmente no que se refere ao funcionamento pedagógico-curricular e didático da escola, à comunicação e à interpretação da avaliação dos alunos. Daí ser fundamental a escuta ativa!

Quando procurado pelos pares, educadores, estudantes, pais ou comunidade escolar, está desenvolvendo uma escuta passiva. Mas a escuta ativa é planejada e parte de um conjunto de perguntas essenciais para entender um fenômeno, realizar uma enquete, atestar a qualidade de um serviço desempenhado, dar retorno de um atendimento anterior, dentre outras.

É no dia a dia organizado, baseando-se em fatos e dados, que o coordenador se revela. Pensando assim, o coordenador que atua com a escuta ativa, através de perguntas padronizadas, pode realizar o atendimento a partir de metas diárias. Quantos estudantes atender por dia? Quantas perguntas compõem a enquete? Registro em sistema próprio ou crio formulário-padrão? O mesmo se aplica a todos os stakeholders. Meta de atendimento diário de estudante, pais, funcionários…

A métrica de gestão e as ferramentas que usa o credenciam a cuidar de pessoas, processos e métodos para o alcance da eficácia.

A técnica de escuta ativa, além de conferir proatividade, é importante como ferramenta de diagnóstico. Devemos atuar com uma gestão pautada em pessoas, processos e métodos.

Pessoas

Tudo começa e termina nas pessoas, e dar protagonismo às pessoas para atuarem nas dimensões social, afetiva e espiritual requer escuta sensível. Pessoas são a razão da educação e devem ser o centro de todo o processo educacional. Cuidar das pessoas e escutá-las causam empatia e melhor rendimento.

Processos

O desenho de processos contribui para identificação de gaps, resolução de gargalos e otimização da rotina. Processos são feitos por pessoas e para as pessoas. Ver o que as pessoas fazem e escutá-las contribui para a qualificação dos processos.

Métodos

Depois de desenhar os processos, é hora de decidir quais são as melhores abordagens para se pôr em prática no momento atual e elencar metodologias e ferramentas que melhor auxiliem nos projetos de aperfeiçoamento.

Ao escutar pessoas, temos mais condição de entender como aprendem e como ensinam, fundamental para a melhor adequação de metodologias.professor_alunos_crian_as_negro_shutterstock_128872651_michaeljung

Muitos de nós desenvolvemos técnicas de oratória, mas, para colocar as pessoas no centro, no foco da gestão pedagógica, precisamos desenvolver a escutatória. Não se trata de escuta passiva, no melhor perfil de apagador de focos de incêndio, trata-se de uma escuta ativa, propositiva, com caráter de investigar ou dar devolutivas.

Esta é uma característica do novo perfil do coordenador gestor, que extrapola o currículo e a legislação para avançar rumo a um atendimento humanizado.

Grasiela Dourado é pedagoga, especialista em Didática e Metodologia de Ensino, consultora, palestrante, tem MBA em Gestão de Pessoas e em Business Transformation e atua com formação de professores há mais de 30 anos.

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