Edição 122

Projeto Didático

A literatura clássica no universo paralelo das fanfictions

Giselma Maria Alves Gomes da Silva
Colégio e Curso Master Júnior | Cabo de Santo Agostinho/PE

Objetivo geral

• Introduzir os alunos à leitura de literatura e autores clássicos, de uma forma mais crítica e prática, através da produção de fanfictions.

Objetivos específicos

• Estimular a leitura de textos mais complexos.

• Apresentar os alunos do Ensino Fundamental II a literaturas e autores clássicos. Desenvolver a produção textual através de gêneros do universo infantojuvenil, como fanfictions.

• Incentivar o protagonismo dos alunos através da educação midiática.

Público-alvo

• Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II.

Justificativa

Buscar introduzir os alunos no universo dos clássicos literários, através de uma leitura crítica e ativa, que possibilita uma relação mais íntima com a obra estudada. E é por meio de produções autorais de fanfictions que obtemos esse resultado.

O projeto, além de explorar a apreciação de uma literatura mais complexa, estimula uma leitura mais crítica e prática, pois coloca os alunos tanto no papel de sujeito e leitor quanto na de autor, com a produção das fanfictions, para tornar a literatura clássica mais acessível.

Desenvolvimento

No primeiro momento, foi apresentada a obra A cartomante, de Machado de Assis. Os alunos tiveram o prazo de três dias para a leitura do conto.

Durante o segundo momento, foi realizado um debate em sala sobre o que foi compreendido pelos alunos, suas dúvidas e dificuldades quanto ao entendimento da obra machadiana. O debate durou duas aulas (cada aula tem a duração de cinquenta minutos).

Em um terceiro momento, a professora apresentou aos alunos características de Machado de Assis como autor, o que são contos urbanos e pontos-chave de A cartomante. Foi demandada uma aula para a exposição de conteúdos.

O quarto momento foi utilizado para apresentar o gênero textual fanfiction. Embora muitos alunos já conhecessem o gênero na prática, ainda restavam dúvidas quanto à sua produção. Após aprenderem a estrutura do gênero proposto, os alunos produziram suas próprias fanfictions relacionadas à obra de Machado de Assis.

Os alunos entregaram a produção textual para que as devidas intervenções fossem feitas e para que eles pudessem, assim, reescrever seus textos. Para realizar esse momento, foram utilizadas duas aulas.

Conclusão

Publicação das fanfictions na plataforma digital Spirit Fanfic. O intuito de evidenciar o projeto é estimular o protagonismo dos alunos, provando suas capacidades, além de inseri-los de forma educacional nas mídias e redes sociais.

Giselma Alves é professora de Língua Portuguesa no Colégio e Curso Master Júnior.
Instagram: @prof.gih.alves
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0mOw3rDz9WxX9BU11cDmkQ

cubos