Edição 51

Aniversário de Brasília

Aniversário de Brasília

pag3

Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Ela sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na época da inauguração, os candangos (nome dado aos trabalhadores que ajudaram na construção da nova cidade) comemoraram ao lado de Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Lucio Costa e Juscelino Kubitschek — os principais responsáveis pela construção de Brasília. A cidade recebeu pioneiros de todas as regiões do País. E é a diversidade de costumes de seus habitantes que contribui para a definição de uma identidade cultural de Brasília.

O presidente JK sabia que, além de capital política, além de monumento urbanístico e arquitetônico implantado no centro do nosso território, Brasília seria um eixo de integração econômica. Hoje, além de ser o centro das decisões políticas do Brasil, Brasília é a terceira cidade mais rica do País, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 80,5 bilhões de reais, o que representa 3,75% de todo o PIB brasileiro.
No dia 07 de dezembro de 1987, Brasília foi tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade — uma honra, por ser o único monumento arquitetônico com menos de cem anos a receber esse título.

Geografia do Distrito Federal
Área: 5.789,16 km²
Altitude: 1.172 m
Temperatura média anual: 21 °C
Umidade relativa do ar: De 7% a 70%
População: 2.455.903 habitantes
Densidade demográfica: 354,3 hab./km²
Crescimento demográfico: 2,82% a.a.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,844 (0–1)
Analfabetismo: 4,35%
Fonte: IBGE, Contagem da População 2007 e Estimativas da População 2007.

Clima
Em Brasília, há apenas dois períodos climáticos: o seco e o chuvoso. O primeiro ocorre de abril a setembro; e o segundo, de outubro a março. O mês mais seco do ano é agosto, e o mais frio é julho. No restante do ano, o clima é mais ameno e agradável, com temperatura média de 24 ºC. Raramente, a temperatura atinge 30 ºC de máxima e 15 ºC de mínima. Normalmente, a temperatura é amena, oscilando entre 22 °C e 28 °C.

Vegetação
O Distrito Federal e o seu entorno se encontram na região do cerrado, conhecido também como savana brasileira. Sua vegetação, para se proteger dos períodos mais secos, apresenta algumas características peculiares: é normalmente baixa, com plantas esparsas de troncos retorcidos. Dentro do bioma cerrado, ainda é possível diferenciar algumas variações conhecidas como cerradões, campos limpos, campos sujos e matas secas, entre outras.

Características principais:
• Vegetação rasteira e esparsa.
• Árvores de raízes profundas e troncos retorcidos.
• Cascas grossas e folhas espessas.
• Principais representantes: sucupira, copaíba, peroba-do- campo e ipê-do-cerrado.

Hidrografia
Os rios da região estão bem supridos pelos lençóis freáticos, razão pela qual não secam no período de estiagem. A fim de aumentar a quantidade de água disponível para a região, foi realizado o represamento de um de seus rios, o Rio Paranoá, para a construção de um lago artificial, o Lago Paranoá, que tem 40 quilômetros quadrados de extensão e profundidade máxima de 48 metros. O lago possui uma grande marina e é frequentado por praticantes de wakeboard, windsurf e pesca profissional.

Economia
Emprego formal: 1.135 mil pessoas
Arrecadação de ICMS: R$ 1.804.582,00
Pecuária: 110.157 cabeças de gado
Participação no PIB brasileiro: 3,8%, ou R$ 89,6 bilhões

Divisão do PIB:
54,8% Administração pública
28,7% Serviços
10,2% Indústria
6,1% Comércio
0,2% Agropecuária
Fonte: IBGE e STb/GDF, Fundação Seade/SP, Dieese e Instituto Euvaldo Lodi/DF (IEL/DF).

Turismo
Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe um milhão de visitantes por ano, e, entre suas atrações mais visitadas, estão o Congresso Nacional; o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República; o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro; o Palácio do Itamaraty; a Praça dos Três Poderes; a Catedral; o Catetinho; a Torre de TV; o Memorial JK; o Panteão da Pátria; o Teatro Nacional Cláudio Santoro; o Santuário Dom Bosco; e o Museu Vivo da Memória Candanga. Outra bela obra arquitetônica é a recém-construída Ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente pela beleza de sua arquitetura já no seu ano de inauguração.  A cidade ainda conta com várias áreas verdes, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília — mais conhecido como Água Mineral — e o Jardim Botânico.

pag5

Estrutura urbana

Saúde
A região administrativa de Brasília possui diversos hospitais públicos, como o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), pertencentes ao Governo do Distrito Federal, além do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (UnB). Brasília tem um dos maiores projetos de informatização do sistema de saúde no Brasil, algo que colabora para a melhoria da assistência realizada aos pacientes.

Educação
A cidade possui duas universidades públicas, a Universidade de Brasília — instituição federal reconhecida internacionalmente por seu pioneirismo na implantação da política de cotas para negros, em 2003 — e a Escola Superior de Ciências da Saúde — mantida pelo governo distrital. Na área de educação privada, as maiores instituições são a Universidade Católica de Brasília e o Centro Universitário de Brasília. Em 2006, foi instalado um novo campus da Universidade de Brasília, em Planaltina. Existem também núcleos da UnB nas regiões administrativas de Ceilândia e Gama.
O número de bibliotecas não é proporcional ao tamanho da população na área central. As principais bibliotecas públicas do Distrito Federal se localizam no Plano Piloto, como a biblioteca da Universidade de Brasília, a Biblioteca da Câmara e do Senado e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Há, ainda, a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, também conhecida como Biblioteca Nacional de Brasília, inaugurada em 2006.

Transportes
Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve de ligação terrestre e aérea para o País. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é o terceiro, em número de passageiros, do Brasil. Há uma ferrovia que liga Brasília a São Paulo, mas o transporte de passageiros está desativado. A atual conjuntura do sistema de transportes do Distrito Federal gera um quadro de pouca mobilidade urbana, com um serviço de ônibus notadamente caro e ineficiente e uma infraestrutura que privilegia o automóvel particular. Isso gera uma tendência de aumento no número de carros a níveis para os quais a cidade não foi projetada.

cubos