Edição 132
Construindo mais conhecimento
Atividades para substituir o celular nas mãos das crianças
(selecionamos 12 atividades extraídas do livro 501 atividades para crianças longe da TV, de Di Hodges. Barueri: Girassol, 2014)
Deixe seus filhos gastarem um pouco de energia e treinarem a coordenação motora com esta atividade simples.
O que usar
• Um saco feito de papel, plástico ou tecido resistente.
• Jornal.
• Barbante.
• Colher de pau.
Como fazer
Crianças de 2 anos vão adorar ajudar você a rasgar e amassar jornal para encher um saco de pancadas. Quando estiver cheio, amarre a boca bem firme com barbante e pendure num gancho ou no vão de uma porta (com cuidado para que não esbarre em nada de valor). As crianças vão se divertir tentando acertar o saco com a colher de pau.
Muitas vezes, você vai precisar manter seus filhos entretidos e quietos num avião ou trem, visitando alguém no hospital ou aguardando numa sala de espera. Os saquinhos-surpresa são ótimos para essas ocasiões.
O que usar
• Saquinho de pano.
• Coisas interessantes para colocar dentro.
Como fazer
Compre ou faça saquinhos de pano para guardar as surpresas. Junte as coisas que encontrar, assim terá um saquinho pronto quando tiver que sair com pressa.
Algumas sugestões do que colocar dentro do saquinho:
• Um livro novo para ler com eles.
• Caderno ou bloco para rabiscar.
• Arames felpudos coloridos.
• Contas de madeira e fios de plástico.
• Peças de Lego.
• Quebra-cabeça.
• Jogo da memória.
• Fantoches de dedo.
• Lente de aumento.
• Brinquedo ou carrinho pequeno.
• Espelho inquebrável.
Acabe com o tédio de um dia chuvoso ajudando as crianças a montarem uma loja de mentirinha.
O que usar
• Caixa de papelão grande ou uma mesinha para crianças.
• Coisas para vender na loja.
• Moedas.
• Papel.
• Giz de cera.
• Tesoura.
• Objetos como sacolas plásticas, uma caixa registradora de brinquedo ou um carrinho de compras de plástico.
Como fazer
Ajude as crianças a fazerem uma loja com caixas de papelão ou uma mesinha. Procure na despensa latas e pacotes que possam servir para vender na loja.
Para fazer o dinheiro, grude algumas moedas na mesa com fita adesiva dupla-face ou massinha, cubra com uma folha de papel e ensine as crianças a riscarem por cima com giz de cera para decalcar as moedas. Ajude as crianças a recortá-las. Se não tiver uma caixa registradora de brinquedo que possa usar na loja, ajude as crianças a encontrarem um recipiente onde possam guardar o que receberem.
Faça uma lista de compras e visite a loja — os pequenos vão adorar atender você!
Todo mundo adora um piquenique, e ele oferece ótimas oportunidades de passar momentos alegres e descontraídos com as crianças. Eu tenho lembranças maravilhosas dos piqueniques que fazia quando era criança e espero que meu filho tenha muitas também. Passe bastante tempo ao ar livre com sua família fazendo divertidos piqueniques.
O que usar
• Cesta de piquenique.
• Bastante comida e bebida.
• Toalhas, almofadas.
• Bolas, tacos, etc.
• Lenços umedecidos ou papel-toalha para limpar as mãos.
Como fazer
Eu tenho uma cesta de piquenique cheia de pratos e copos de plástico, garrafas térmicas, açúcar, sal e pimenta, palitos de dente, guardanapos e toalhas; assim, fica bem mais fácil me aprontar para um piquenique rápido.
Prepare comidas fáceis de transportar e guarde num recipiente térmico com blocos de gelo — afinal, você não quer ninguém com dor de barriga depois. Leve bastante comida e bebida, pois todo mundo sente mais fome ao ar livre.
Nós adoramos levar sanduíches e tortas de vários tipos, frutas e algumas coisas gostosas para a sobremesa. Pare em alguma padaria no caminho e compre salgados, como pães de queijo e baguetes recheadas.
Leve também um pote com vegetais fáceis de preparar e consumir, como palitos de cenoura e pepino, tomate-cereja e rabanetes, e um pouco de maionese temperada ou patê para mergulhar os vegetais.
Use caixas de papelão grandes como as de aparelhos eletrônicos (televisão, computador, micro-ondas, etc.) para fazer um alvo com buracos.
O que usar
• Estilete ou faca afiada.
• Caixa de papelão grande.
• Fita adesiva colorida.
• Bolas, saquinhos de feijão ou bolas de meia para atirar.
Como fazer
Use o estilete para recortar, cuidadosamente, figuras de vários tamanhos na caixa. Faça figuras de formatos diferentes, como quadrados, triângulos, losangos e retângulos. Deixe algumas maiores, outras menores. Faça algumas na altura do chão e outras mais para cima.
Reforce as bordas com fitas adesivas de cores diferentes para destacá-las. Faça uma abertura maior na lateral para que as crianças possam recuperar os objetos que acertarem nos buracos.
Distribua bolas e saquinhos de vários tamanhos e formatos para as crianças atirarem. Elas vão se divertir jogando e treinando a sua pontaria.
As crianças mais velhas podem treinar suas habilidades matemáticas marcando os pontos de cada jogador e o total acumulado.
Uma brincadeira divertida para as crianças terem mais coordenação, equilíbrio e controle do seu corpo.
O que usar
• Saquinho de feijão para equilibrar.
• Percurso com obstáculos simples (um pneu ou bambolê, caixas de papelão, toalhas de praia ou sacos de estopa e uma vassoura).
Como fazer
Encha uma meia com feijão ou arroz e amarre bem para o recheio não sair.
As crianças podem ajudar você a preparar o percurso com obstáculos.
Pensem juntos em várias maneiras diferentes de carregar o saquinho sem usar as mãos: na cabeça, debaixo do braço, preso entre as pernas, debaixo do queixo, entre os cotovelos e entre os punhos.
Em seguida, as crianças escolhem uma das maneiras para carregar o saquinho até o primeiro obstáculo, depois passam para outra, e assim por diante até o fim do percurso. Quem derrubar o saquinho deve voltar à linha de partida e tentar de novo.
Entre na brincadeira você também: não é tão fácil quanto parece!
Muito divertida para festas ou reuniões de crianças.
O que usar
• Colher (as de plástico servem).
• Ovos (podem ser cozidos para evitar sujeira).
• Linhas de partida e de chegada.
Como fazer
Cada criança tem uma colher e um ovo para equilibrar.
As crianças devem ficar com uma mão para trás o tempo todo, para resistirem à tentação de segurar o ovo. O objetivo da brincadeira é andar ou correr o mais rápido possível até a linha de chegada sem derrubar o ovo.
Quem derrubar o ovo deve voltar até a linha de partida e começar de novo.
Em geral, essa brincadeira é como a história da tartaruga e da lebre: devagar e sempre se chega na frente!
Com uma simples bola de meia, as crianças podem se divertir bastante no quintal.
O que usar
• Bola de tênis.
• Meia comprida (um meião de futebol é o ideal).
Como fazer
Coloque a bola de tênis dentro da meia e amarre a ponta.
Os pequenos vão adorar ficar girando a bola, arremessando um para o outro ou jogando contra a parede.
Como diz meu filho: quem não gosta dessa brincadeira “não bate bem da bola”.
Faça alguns aviõezinhos simples de papel e organize uma competição com as crianças para ver até onde eles conseguem voar. Se a sua casa fica num lugar alto, joguem os aviõezinhos da varanda e vejam em que direção o vento vai levá-los.
O que usar
• Papel-sulfite.
Como fazer
Dobre uma folha de papel-sulfite ao meio no sentido do comprimento. Abra a folha e dobre os dois cantos superiores até a marca formando uma seta. Depois, dobre os cantos até o meio outra vez. Em seguida, dobre as “asas” para baixo nas laterais para formar o avião.
As asas podem ser mais estreitas, para que pareça um avião a jato de alta velocidade, ou mais largas, para aumentar seu potencial acrobático. Vocês podem grampear o corpo do aviãozinho para que ele mantenha o seu formato. Um clipe preso ao bico vai fazê-lo voar mais depressa ainda!
Quando as crianças tiverem dominado os movimentos básicos da brincadeira, veja se elas conseguem realizar estes movimentos.
O que usar
• 2 a 3 metros de elástico com as pontas amarradas formando um grande círculo.
• Três crianças.
Como fazer
Para aumentar o desafio, o elástico pode ficar preso na altura dos joelhos para que as crianças tenham que pular mais alto.
Talvez as crianças gostem de experimentar novos movimentos. Quem vai pular começa do lado de fora e:
• Pula para dentro do elástico, juntando os joelhos para deixar o vão mais estreito.
• Pula para fora.
• Pula para dentro com o elástico na altura do joelho.
• Pula e pisa sobre um dos elásticos com os dois pés, com ele na altura do joelho.
• Pula para dentro outra vez.
• Pula para fora e fica com os dois pés sobre um lado do elástico, que leva a outro passando por cima; faz isso com o elástico na altura do quadril.
• Pula para sair.
Se elas ficarem realmente craques nessa brincadeira, podem tentar pular com o elástico na altura da cintura!
Tente fazer você também e veja se ainda consegue se lembrar desses velhos truques infantis.
Quando sair para dar um passeio com as crianças, desenvolva os conhecimentos de geometria delas brincando de procurar formas.
O que usar
• Tempo.
Como fazer
Com certeza, essa brincadeira anima os passeios e impede que as crianças fiquem cansadas e entediadas. Procurem todos os círculos, retângulos, quadrados, triângulos e outras formas geométricas encontradas ao seu redor quando estiverem passeando. Observem as árvores, os canteiros do jardim, as calçadas, as cercas, as plantas, as folhas, as casas, os prédios, a rua, as placas de trânsito, os letreiros, os veículos, etc. Não se esqueçam de observar também as pessoas — suas roupas, bolsos, chapéus, sapatos, bolsas, mochilas, etc.
Por último, olhem para o céu e vejam como os fios elétricos e as nuvens também apresentam formas interessantes.
Essa brincadeira é muito divertida e, realmente, estimula as crianças a verem o mundo de uma forma diferente. Mas cuidado: ela é muito viciante, e, depois que vocês começarem, vai ser difícil parar!
Uma brincadeira divertida para fazer em família e melhorar as habilidades matemáticas de todos.
O que usar
• Tesoura.
• Papel.
• Lápis.
• Chapéu ou caixa.
Como fazer
Corte 26 quadrados numa folha de papel e escreva uma letra do alfabeto em cada um. Coloque todos eles dentro de um chapéu ou de uma caixa e misture bem.
Cada jogador recebe uma folha de papel e escreve nela os números de 1 a 26, um abaixo do outro. À medida que cada letra for sendo retirada do chapéu, os jogadores vão escrevendo-as ao lado dos números. Por exemplo, se a primeira letra a sair foi r, ela será a número 1; se a segunda foi t, será a número 2; se a terceira foi m, será a número 3; e assim por diante.
Agora, todos devem formar o maior número de palavras que conseguirem, tentando pensar em palavras com o maior valor numérico possível. Determine um tempo de 5 a 10 minutos, depois somem a pontuação de todos para verem quem ganhou.