Edição 76

Matérias Especiais

Bora pra Copa!

Belo Horizonte

p-33-belo-horizonteOncotô? Proncovô? Tá sensabê? Pois siga o GPS da capital mineira. É: tem cachacinha, tem pão de queijo. Mas BH tem também restaurantes estrelados, roteiros arquitetônicos e de artes e os sensacionais — e famosos — botecos.

A capital mineira tem Lourdes e Savassi, com suas ruas arborizadas, lojas de grife e cafés charmosos; a Pampulha, com obras de Oscar Niemeyer; restaurantes estrelados, que não deixam nada a desejar em relação a outras metrópoles; e botecos com petiscos deliciosos, cerveja gelada e cachaças artesanais. Mas uma das melhores coisas de BH não está nos lugares, e sim nos moradores, que, com sua simpatia e o jeitim devagarim de falar, fazem questão de manter o clima de cidade do interior.

O estádio

O Mineirão é de 1965, passou por uma grande reforma e foi reaberto em 2013. Com capacidade para 57.483 lugares, ganhou um Museu do Futebol, instalado sob a arquibancada, camarotes, lojas e praça de alimentação. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Colômbia x Grécia, no dia 14; Bélgica x Argélia, no dia 17; Argentina x Irã, no dia 21; e Costa Rica x Inglaterra, no dia 24 de junho), um nas oitavas (28 de junho) e um nas semifinais (8 de julho). Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha – (31) 3499-4300 – minasarena.com.br.

É bom saber

Todas as partidas da Copa serão exibidas em um telão da Praça da Estação, no Centro. Os torcedores de BH também costumam se reunir a 2,5 quilômetros dali, nas mesinhas dos botecos da Praça da Liberdade, na Savassi.

Brasília

Mais que o centro do poder no País, a capital federal é uma obra de arte a céu aberto, uma aula de arquitetura modernista. Aqui estão os prédios de concreto de Oscar Niemeyer, que parecem flutuar, e o urbanismo de Lucio Costa. O resultado é diferentão, encantador.

Ruas planejadas, quadras enormes e construções vanguardistas em uma área imensa que tem o formato de um avião. Brasília é, desde seu surgimento, uma obra-prima da arquitetura. Em cada cartão-postal da cidade — o Congresso Nacional, o Palácio Itamaraty, a Catedral Metropolitana —, há o toque de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx. Com o burburinho da Copa do Mundo, a capital federal ganhou novos hotéis e um estádio tinindo, o Mané Garrincha, que na verdade é de 1974, mas foi totalmente remodelado para receber os jogos.

pag_32-brasilia-estadio

O estádio

Entregue em maio do ano passado, após três anos de construção, o novo Mané Garrincha se destaca pelos 288 pilares que rodeiam toda a fachada. Sua capacidade atual é de 68.009 lugares. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Suíça x Equador, no dia 15; Colômbia x Costa do Marfim, no dia 19; Camarões x Brasil, no dia 23; e Portugal x Gana, no dia 26 de junho); um nas oitavas (30 de junho); um nas quartas (5 de julho); e a decisão do terceiro lugar (12 de julho). Eixo Monumental, s/n – Complexo Esportivo Ayrton Senna – (61) 9556-8020 – estadionacionaldebrasilia.com.br.

É bom saber

Para entender a lógica do Plano-piloto e enxergar Brasília como ela é, vale subir na Torre de Televisão (a reabertura, após um período de obras, está prevista para este semestre). Lá de cima, a 75 metros do chão, tem-se a melhor vista do Eixo Monumental, onde está o Congresso Nacional.

Cuiabá

Centro dos agronegócios, a cidade tem bons hotéis e um dos melhores restaurantes de comida contemporânea do Brasil. Mais: é a porta de entrada para o Pantanal Norte e a Chapada dos Guimarães.

Cuiaba-Arena_Pantanal

Com clima de interior, a capital de Mato Grosso é um dos grandes polos de agronegócio no País. Seu centrinho tem atrações turísticas bacanas, como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. Mas o destaque, mesmo, está nos arredores. Cuiabá fica a apenas 70 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que tem cachoeiras, paredões de rochas alaranjadas e a maior gruta de arenito do Brasil, com 1.550 metros de extensão. Também fica perto do Pantanal Norte (a 100 quilômetros), onde se localiza o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, excelente para avistar ariranhas e onças-pintadas.

O estádio

Construído no lugar do antigo estádio Governador José Fragelli, o Arena Pantanal tem 42.968 assentos, mas pode diminuir sua capacidade em até 30% após a Copa, com a desmontagem de setores da arquibancada. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Chile x Austrália, no dia 13;

Rússia x Coreia do Sul, no dia 17; Nigéria x Bósnia-Herzegovina, no dia 21; e Japão x Colômbia, no dia 24 de junho), Rua Professor Ranulfo Paes de Barros, arenapantanalbras.com.br.

É bom saber

Faz calor o ano inteiro, com termômetros batendo na casa dos 30 °C. A vantagem é que, em junho e julho, chove muito pouco, e as noites são superagradáveis.

Curitiba

p_34_curtitiba-estadioRuas organizadas, transporte público moderno e eficiente, lindas construções históricas e um friozinho constante dão a Curitiba um ar quase europeu. Tem ainda o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o bairro de Santa Felicidade, com seus restaurantes italianos.

Centro cheio de construções históricas, belos jardins, ruas limpas e organizadas, friozinho com neve vez por outra. O charme de Curitiba está nesse clima quase europeu, e também em seus lindos cartões-postais: o Jardim Botânico, que tem uma estufa de vidro inspirada nos antigos salões de cristal ingleses – (41) 3264-6994; o Teatro Ópera de Arame, estrutura de metal tubular erguida sobre um lago (41) 3355-6072); e o Museu Oscar Niemeyer, com obras contemporâneas e mostras temporárias – (41) 3350-4400, museuoscarniemeyer.org.br.

O estádio

O Arena da Baixada é um dos mais modernos do País. Além do campo de futebol, abriga salas comerciais, áreas para eventos e praça de alimentação. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Irã x Nigéria, no dia 16; Honduras x Equador, no dia 20; Austrália x Espanha, no dia 23; e Argélia x Rússia, no dia 26 de junho). Rua Buenos Aires, 1260 – Água Verde – (41) 2105-5616 – arenacap.com.br.

É bom saber

Um dos costumes dos curitibanos, sobretudo nos fins de semana, é tomar o café da manhã no Mercado Municipal, no Centro – (41) 3363-3764 – mercadomunicipaldecuritiba.com.br. O lugar conta com uma ampla praça de alimentação e uma área exclusiva para produtos orgânicos.

Fortaleza

Os resorts confortáveis, as barracas da Praia do Futuro, os deliciosos restaurantes e a cordialidade das pessoas fazem de Fortaleza o lugar ideal para quem é doidinho pela dobradinha sol e mar.

A combinação sol e calor o ano inteiro + mar azul-esverdeado + hotéis pé na areia com ótima área de lazer faz de Fortaleza um destino perfeito para quem curte praia. Somam-se a isso a boa gastronomia, sobretudo de pescados e de comida regional, o agito nas barracas praianas, o Beach Park (beachpark.com.br), o melhor parque aquático do Brasil (no município vizinho de Aquiraz) e também a simpatia dos cearenses, que fazem questão de fazer os visitantes se sentirem em casa, seja na praia, nos bares ou nos restaurantes da cidade.

p_34_Fortaleza_Arena-Fábio-Lima-Portal-da-Copa-Março-de-2013

O estádio

Entre os estádios reformados para a Copa, o Arena Castelão, com 64.846 lugares, foi o primeiro a ficar pronto, em dezembro de 2012. Jogos da Copa: quatro na primeira fase (Uruguai x Costa Rica, no dia 14; Brasil x México, no dia 17; Alemanha x Gana, no dia 21; e Grécia x Costa do Marfim, no dia 24 de junho), um nas oitavas (29 de junho) e um nas quartas de final (4 de julho). Avenida Alberto Craveiro, 2901 – Castelão – arenacastelao.com.

É bom saber

Às quintas-feiras, as barracas da Praia do Futuro promovem as famosas caranguejadas. Algumas, como a Crocobeach, também têm show de stand-up comedy. Mas, em outros dias da semana, não é aconselhável andar sozinho à noite nas imediações da Praia do Futuro. Após às 18 horas, fora da alta temporada, o local costuma ficar deserto.

Manaus

É Brasil na veia. Cercada pela maior floresta do planeta, a cidade tem construções históricas do ciclo da borracha, passeios e iguarias com peixes frescos e ingredientes da região.

Para muitos turistas ávidos pela vida selvagem, Manaus é apenas o ponto de partida para a Floresta Amazônica. Mas a capital amazonense também tem seus encantos. No Centro, fica o magnífico Teatro Amazonas. Do porto, saem passeios de barco para o Encontro das Águas, local em que os rios Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas. E, mesmo hospedado na cidade, você poderá se embrenhar na selva a qualquer momento — ela estará a poucos quilômetros de distância.

O estádio

A paisagem da selva é a grande inspiração da Arena da Amazônia: estruturas metálicas se entrecruzam para formar uma construção semelhante a galhos de árvore. O antigo Vivaldão, que veio abaixo para dar lugar à Arena, inaugurou suas atividades em 1970. Seu sucessor tem capacidade para 42.618 lugares e custou R$ 604 milhões. Jogos da Copa: quatro na primeira fase (Inglaterra x Itália, no dia 14; Camarões x Croácia, no dia 18; Estados Unidos x Portugal, no dia 22; e Honduras x Suíça, no dia 25 de junho). Avenida Constantino Nery, s/n – Flores – arenadaamazonia.com.br.

p_35_manaus-Brazilian-Government---Portal-da-Copa---Atribuição-3.0-Brasil

É bom saber

A selva amazônica tem seu próprio calendário de estações do ano. Ao contrário do que ocorre em outras regiões do País, seu inverno é entre os meses de dezembro e maio. Nessa época, ocorre a cheia, e a floresta alaga; navega-se na altura do topo das árvores. Durante a Copa, o local estará entrando no período da seca (que começa, oficialmente, em julho e vai até novembro), quando prainhas se formam na selva. As temperaturas, no entanto, não mudam: o clima mantém-se muito quente, com o termômetro batendo os 30 ºC.

Natal

Passeios de bugue por dunas gigantes. Praias de sonho, desde as agitadas até as mais tranquilas. Resorts com conforto de sobra. Restaurantes estrelados. Olha, não é preciso muito para ser feliz em Natal.

Para conhecer os maiores ícones de Natal, o primeiro passo é percorrer a Via Costeira, que liga Ponta Negra, o bairro turístico, ao centro. De um lado, você verá o mar em tons ora verdes, ora azuis, e vários resorts. De outro, estará o Parque das Dunas, com enormes bancos de areia que servem de cenário para atração mais famosa da região: o passeio de bugue até Genipabu, a 24 quilômetros da capital potiguar. Lotada também de bons restaurantes, Ponta Negra termina no Morro do Careca, emoldurando a bela paisagem.

Dunas-marchello74

O estádio

O Arena das Dunas ocupa o local em que ficava o principal estádio da cidade: o Machadão, demolido para a Copa. Com capacidade para 42.086 pessoas, tem camarotes, praça de alimentação e área de esportes radicais. Jogos da Copa: quatro na primeira fase (México x Camarões, no dia 13; Gana x Estados Unidos, no dia 16; Japão x Grécia, no dia 19; e Itália x Uruguai, no dia 24 de junho). Avenida Prudente de Morais, 5121 – Lagoa Nova – (84) 3232-8910 – arenadunas.com.br.

É bom saber

O famoso cajueiro de Pirangi fica pertinho de Natal, na cidade de Pirangi do Norte, a 28 quilômetros de distância. Ocupando uma área de mais de 8.500 metros quadrados (o equivalente a um campo de futebol), é a maior árvore frutífera do mundo, segundo o Guinness Book.

Porto Alegre

porto-alegre-Copa2014.gov.br

Eleita uma das três cidades com o maior potencial turístico do País, Porto Alegre tem museus incríveis, ótimos hotéis e gastronomia apurada, que vai bem além do churrasco com chimarrão.

Em dezembro de 2013, o Ministério do Turismo divulgou pesquisa mostrando quais são as cidades com o maior potencial turístico. Porto Alegre apareceu em segundo lugar, atrás de São Paulo e à frente do Rio de Janeiro. Foram avaliados itens como higiene, serviços e pontos turísticos. Muita gente pode não concordar com o resultado, mas o fato é que a capital gaúcha tem atrações capazes de deixar outros destinos no chinelo. Exemplos? Na cidade fica o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC (pucrs.br/mct), um dos melhores do país, e a ótima Fundação Iberê Camargo (iberecamargo.org.br), com obras do pintor gaúcho que dá nome ao lugar.

O estádio

As partidas serão no Beira-Rio, totalmente repaginado para o evento. Jogos da Copa: quatro na primeira fase (França x Honduras no dia 15; Austrália x Holanda, no dia 18; Coreia do Sul x Argélia, no dia 22; e Nigéria x Argentina, no dia 25 de junho) e um nas oitavas de final (30 de junho). Avenida Padre Cacique, 891 – (51) 3230-4600 – internacional.com.br.

É bom saber

Um dos orgulhos dos porto-alegrenses é o pôr do Sol no Rio Guaíba. Alguns hotéis, como o Sheraton e o Blue Tree Towers Millenium, têm quartos ou áreas de lazer com essa vista. Mas o melhor lugar para assistir ao espetáculo é a Usina do Gasômetro, no Centro – (51) 3289-8100.

Recife

Pense numa cidade cheia de borogodó! Com um casario colonial de suspirar, pontes cortando o Rio Capibaribe, cena cultural efervescente e, ah, sim, as praias, a capital de Pernambuco é massa, visse?

O mar está ali, acompanhando a Avenida Boa Viagem, com seu calçadão cercado de hotelões. Mas ele é quase ofuscado pela quantidade de atrações fora da praia. Além de museus bacanas, como o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, há o Recife Antigo, com suas lindas construções barrocas, e restaurantes estrelados, entre eles o Cozinhando Escondidinho. Mais: a capital pernambucana fica a poucos quilômetros de joias como Olinda e Porto de Galinhas, que estão entre os lugares mais encantadores do País.

Frevo, maracatu e arte barroca

A apenas 10 quilômetros de distância do Recife, Olinda é quase uma extensão da capital pernambucana, mas com atrativos e charme próprios. A cidade costuma atrair os holofotes no Carnaval, quando 2 milhões de foliões lotam suas ladeiras atrás dos bonecos gigantes e dançarinos de frevo, mas sua magia não se resume à festa. O centrinho histórico, que reúne igrejas barrocas e casario colonial, é espetacular. Vale visitar, sobretudo, a Basílica de São Bento – (81) 3316-3290 (grátis); a mais rica igreja de Olinda e o Convento de São Francisco, o primeiro convento da Ordem Franciscana no Brasil – (81) 3429-0517 (R$ 3,00). Ao andar por ali, repare na sonoridade local, que vai dos tambores do maracatu e do coco às melodias dos grupos de seresteiros. Descendo a ladeira da Misericórdia rumo à esquina dos Quatro Cantos, surgem ateliês e lojinhas de artesanato. Na hora do almoço, a boa é o Oficina do Sabor, que serve comida típica nordestina e tem uma estrela no Guia Brasil 2014 – (81) 3429-3331 – oficinadosabor.com.

O estádio

arena-portal-da-copaErguido do zero em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, o Arena Pernambuco foi inaugurado com pompa em maio do ano passado. O estádio tem capacidade para mais de 42 mil pessoas e levou 30 meses para ser construído. A obra inclui a Cidade da Copa, um complexo no entorno que deve ter restaurantes, shopping center e condomínios residenciais. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Costa do Marfim x Japão, no dia 14; Itália x Costa Rica, no dia 20; Croácia x México, no dia 23; e Estados Unidos x Alemanha, no dia 26 de julho) e um nas oitavas de final (29 de junho). Rua Deus é Fiel, 1 – itaipavaarenapernambuco.com.br.

É bom saber

Os jogos vão coincidir com as animadas festas de São João, nos arraiais do Sítio Trindade (Estrada do Arraial, 3259 – Casa Amarela) e na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, entre outros locais. Confira endereços e datas no recife.pe.gov.br.

Rio de Janeiro

Aí já é demais… A cidade do Pão de Açúcar, do Corcovado, da Baía de Guanabara, dos calçadões de Ipanema, de Copacabana e do Leblon vai ser cenário da final da Copa em um de seus cartões-postais: o estádio do Maracanã.

Não poderia ser diferente: o destino brasileiro mais conhecido do mundo será palco da grande final, no dia 13 de julho, em um de seus grandes ícones: o estádio do Maracanã. Vale chegar alguns dias antes do espetáculo para curtir as atrações clássicas, como o Pão de Açúcar e o Corcovado; as famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; o (lindo) Jardim Botânico; as belas construções históricas do centro; os hotéis cheios de bossa na Avenida Atlântica e arredores; e a excelente gastronomia, que vai da francesa très chic à boa e velha feijoada com samba.

Rio de camarote

Um jeito delicioso de apreciar o Rio é do alto: do bondinho e do Pão de Açúcar, do Corcovado, do morro da favela… E de Santa Teresa, um dos lugares mais charmosos da cidade. Ali de cima, veem-se os Arcos da Lapa, a Ponte Rio-Niterói, a Baía de Guanabara. Com ladeiras, ruas de pedra, trilhos de bonde e casarões seculares, o bairro parece ter parado no tempo. Por outro lado, Santa Teresa também é um dos points cool; nos últimos anos, hotéis moderninhos se instalaram por lá, entre eles o chiquérrimo Santa Teresa – (21) 3380-0200 – santa-teresa-hotel.com; e o Casa Amarelo, em um casarão repaginado por uma agência parisiense de design – (21) 3549-9840 – casa-amarelo.com. Há ainda botecos para passar o dia inteiro, como o Bar do Mineiro – (21) 2221-9227 – bardomineiro.net.

Rio_Brazilian-Government

O estádio

Após três anos de reformas, o Maracanã está tinindo para receber o jogo final da Copa. As arquibancadas, com cadeiras azuis, amarelas e brancas, ficam a partir de 14 metros do campo. Sua capacidade é de 73.531 lugares. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Argentina x Bósnia-Herzegovina, no dia 15; Espanha x Chile, no dia 18; Bélgica x Rússia, no dia 22; e Equador x França, no dia 25 de junho), um nas oitavas (28 de junho), um nas quartas (4 de julho) e a final (13 de julho). Rua Professor Eurico Rabelo, s/n – Maracanã – maracana.com.

É bom saber

Nos dias de jogos, todo o entorno do Maracanã deverá ser interditado. Carros não chegarão até lá; o melhor será ir de trem, ônibus ou metrô. Um dos principais points da torcida fica a 1,5 quilômetro do estádio, nos bares da Praça Varnhagen, na Tijuca. Outro lugar que deve bombar na hora da partida é a Rua Alzira Brandão (conhecida como Alzirão), na Tijuca, cheia de botecos que transmitirão os jogos ao vivo — ela ficará fechada para carros em dias de jogos do Brasil.

Salvador

Mistura de raças, mistura de cores, musicalidade à flor da pele, tradição culinária — e tome religiosidade. Poucos lugares conseguem ser tão especiais como Salvador. Aqui tem Pelourinho, praias lindas e um largo sorriso no rosto…

A capital baiana, é verdade, cresceu de maneira desenfreada nos últimos anos e vem sofrendo as consequências disso. A frota de carros mais que dobrou, deixando o trânsito caótico, e algumas áreas tiveram aumento da violência e degradação. Não. Isso não foi suficiente — ainda bem — para tirar o encanto de clássicos como o Pelourinho e suas construções históricas, praias-símbolo (Farol da Barra e Itapuã) e iguarias típicas, entre elas a moqueca e o acarajé. E, para a Copa, os baianos prometem saudar os visitantes com sua maior especialidade: uma grande festa.

salvador-David-Campbell

O estádio

Depois de dois anos e meio de obras, o Arena Fonte Nova abriu as portas em abril do ano passado. Construído no lugar do antigo Octávio Mangabeira, inaugurado em 1951, tem estrutura verticalizada e os 50 mil lugares cobertos. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Espanha x Holanda, no dia 13; Alemanha x Portugal, no dia 16; Suíça x França, no dia 20; e Bósnia-Hezegovina x Irã, no dia 25 de junho), um nas oitavas (1º de julho) e um nas quartas de final (5 de julho). Ladeira Fonte das Pedras, s/n – Nazaré – (71) 3320-2102 – itaipavaarenafontenova.com.br.

São Paulo

Selva de concreto à primeira vista, São Paulo é linda de se ver nos detalhes: nas lojinhas da Vila Madalena e dos Jardins, nos parques e museus, na noite efervescente, nos restaurantes premiados.

Em outubro do ano passado, o site de viagens U. City Guides divulgou uma lista em que São Paulo aparecia como uma das dez cidades mais feias do mundo. À primeira vista, a capital paulista, de fato, não é meio assim-assim. Cinzenta, tem prédios desordenados e avenidas entrecortadas por viadutos. Mas, sim, São Paulo é bela. E interessante — nos detalhes. Nas lojinhas e nos cafés da Vila Madalena. Nas vitrines da Oscar Freire e da Avenida Paulista. Em seus parques e museus. Nos restaurantes de primeira linha. E nas baladas, entre as mais quentes do planeta.

É bom saber

Ao circular de carro, é preciso ficar atento à Operação Horário de Pico (chamada na cidade de rodízio municipal), que tem o objetivo de reduzir a quantidade de veículo nas ruas das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, períodos de maior congestionamento. Nesses horários, os carros são proibidos de circular conforme o último número da placa. Quem infringe a regra é multado. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (cetsp.com.br).

SAO-PAULO-Milton-Jung

O estádio

O Arena Corinthians, ou Itaquerão, terá capacidade para 48 mil lugares, além de lojas, restaurantes e banheiros munidos de telas para transmitir as partidas. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (Brasil x Croácia, no dia 12; Uruguai x Inglaterra, no dia 19; Holanda x Chile, no dia 23; e Coreia do Sul x Bélgica, no dia 26 de junho), um nas oitavas (1º de junho) e um nas semifinais (9 de julho). Rua Miguel Inácio Curi, 111 – Itaquera – odebrechtarena.com.br.

cubos