Edição 136

Caça-Respostas

Caça-Palavras

Anita Pinheiro

Para responder às questões abaixo, procure, no quadro de palavras apresentado a seguir, o grupo de palavras que respondem ao questionamento “O que é a felicidade afinal?”, segundo a proposta de Rosangela Nieto de Albuquerque e Dennys Nieto de Albuquerque, numa perspectiva multidisciplinar.

1. Com base na definição de felicidade presente no Dicionário Houaiss (2009): “bom êxito, acerto, sucesso, boa fortuna, sorte”, os autores deduzem que a felicidade transita por variáveis estados de __________________________.
2. Durante muito tempo na História, acreditava-se que a felicidade era impossível de ser vivenciada. No entanto, foi a partir do século XVIII, com o Iluminismo e a ideia de Sócrates — a de que a felicidade dependia do ___________________________ —, que se passou a acreditar que apenas ele podia controlar seu destino, que não dependeria mais da graça divina ou do capricho da fortuna.
3. Segundo estudiosos, a partir do século XVII, a felicidade se tornou algo ___________________, variando de pessoa para pessoa, que trilha caminhos distintos para alcançá-la.
4. A Psicologia _______________________ discutiu a ideia de felicidade com diversos teóricos, que se preocuparam com os aspectos positivos do desenvolvimento humano.
5. A teoria de Seligman e Csikszentmihalyi, no ano 2000, que recebeu o nome de Psicologia ______________________, foi pautada nos estudos dos estados afetivos e das virtudes positivas, como a felicidade, a resiliência, o otimismo e a gratidão.
6. Seligman e Csikszentmihalyi, no período da década de 1990, investigaram os _________________ positivos que têm como finalidade a felicidade humana, embasados na estrutura dos sentimentos, das emoções e das instituições.
7. Os componentes do bem-estar possuem características subjetivas, principalmente a ________________________ positiva; as pessoas que se consideram felizes relataram possuir vidas agradáveis, segundo Seligman (2009).
8. Os estudos dos autores revelam que o foco nas experiências positivas pode contribuir para a promoção da ______________, contribuindo também nos mecanismos de enfrentamento das ____________(CALVETTI et al., 2007).
9. A Psicologia Positiva é baseada em três principais conceitos: o estudo das emoções positivas; o estudo dos traços positivos (forças, virtudes, inteligência, capacidade atlética) e o estudo das ___________________________ positivas (democracia, família, liberdade).
10. Os estudos sobre a felicidade propõem que o bem-estar subjetivo pode ser medido em cinco fatores: emoção positiva, _____________________, sentido na vida, ___________________ positiva e ______________________ positivos (relação com outros indivíduos).

cubos