Edição 56

Matérias Especiais

Campanha da Fraternidade

img-1697-01A Campanha da Fraternidade 2011 aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Ao considerar as intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a temática é plenamente justificável.

No entanto, é necessário dizer que a questão é envolta de polêmica. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores, e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa, que se intensificaram a partir do momento da industrialização de muitos países — ou, como alguns preferem, é resultante de causas antrópicas.

A resolução desse impasse nos meios especializados não parece ser fácil, nem pretendemos resolvê-lo. Mas uma coisa é indubitável: nossa experiência constata que mudanças climáticas estão em curso e que já alteramos substancialmente o planeta. E, considerando que o clima da Terra é resultante, em parte, da interação dos seres que nela habitam, torna-se difícil negar que alterações — como as derrubadas de florestas, modificações nas águas marinhas e na atmosfera, que recebeu uma carga imensa de gases de efeito estufa — não contribuam para as mudanças climáticas que verificamos.

E, a considerar a gravidade da situação e de suas consequências, basta citar que órgãos da ONU já falam na existência de 50 milhões de “migrantes do clima”. Não podemos deixar de agir em prol de melhores condições para o nosso planeta, sobretudo porque o aquecimento global e as mudanças climáticas exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos. Cruzar os braços diante de tal desafio significa irresponsabilidade tamanha para com as gerações futuras, pois ainda podemos fazer algo em prol da vida no planeta.

Nesse sentido, a identificação das ações que mais emitem Campanha da Fraternidade introd ução gases de efeito estufa é um passo importante para buscarmos alternativas que resultem em menores índices de emissões.

E que a Palavra de Deus e a caminhada quaresmal rumo à Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo possam nos despertar para o exercício do cuidado com a vida no planeta, que pede socorro.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Campanha da Fraternidade 2011. Brasília, CNBB, 2010.

cubos