Edição 06

Projeto Didático

Clubinho resgata brinquedos e brincadeiras tradicionais e populares

O Instituto Ana Célia acredita que Escola e Família são instituições indissociáveis. Para o Instituto, a Escola não é apenas o espaço do estudo, das tarefas, da obrigação. A escola é a extensão da casa com as suas devidas atribuições.

Por essa razão, resolveu criar o Clubinho, com o projeto: Vivendo um dia diferente. A idéia surgiu da preocupação da escola em resgatar com as crianças brinquedos e brincadeiras tradicionais e populares, tendo em vista a valorização da diversidade cultural das regiões brasileiras.

Essa cultura da criança, que inclui jogos de rua e de salão, cantigas de roda e parlendas (ditos e rimas), resiste nos quatro cantos do Brasil desde o século XVII até hoje.

As brincadeiras costumam variar conforme a região, mas mantém sua essência, sua forma e sua poesia. O aspecto que mais se altera é a letra das canções e o próprio nome dos jogos e trava-línguas.

Aliado a essa razão, o Clubinho IAC tem a intenção de estreitar os laços entre os pais no fim-de-semana; de promover a socialização e a troca de experiências de realidades diferentes, ampliando o círculo de amizades entre as crianças, o conhecimento de jogos e brincadeiras, elaborando sentimentos e vivências, divertindo-se e preparando-se para a realidade.

O Clubinho IAC está aberto para crianças de 02 a 10 anos, de qualquer escola e é realizado no terceiro sábado de cada mês, no horário Instituto Ana Célia, das 8:00 às 12:00 hs. Além das brincadeiras e dos brinquedos temáticos; oferece sessão de vídeo; de música; teatro; atividades de pintura; com massa de modelar; colagens e outras, ainda contação de histórias.

O Instituto Ana Célia já não é mais um lugar onde os pais deixam seus filhos apenas para estudar, explica Niedja Barbosa, coordenadora do Projeto. Do que você gosta de brincar?, em Recife (PE) segundo ela, a criança precisa conhecer um universo diferente, onde existe convívio social intenso, onde se aprende a compartilhar espaços e conhecimento, numa troca saudável e lúdica que permite descobertas e onde são construídos conceitos e valores para a vida toda, através de brinquedos, brincadeiras, músicas, danças e muita alegria.

Para maiores informações falar com Niedja ou Célia 32286111
Instituto Ana Célia
Av. Visconde de Albuquerque, 481 – Madalena – Recife – PE.

Programação das atividades do Clubinho.

OUTUBRO – Região Sul.

Cantigas de Roda, Histórias, etc.

NOVEMBRO – Região Sudeste.

DEZEMBRO – Região Centro-Oeste.

Jogos e brincadeiras, Cantigas de Roda, Histórias, etc.

cubos