Edição 20

Livro da vez

COLEÇÃO VALORES

Os livros desta coleção trabalham valores éticos e dirigem-se ao público infantil. Cada tema é abordado por meio de situações próximas ao cotidiano da criança, com textos escritos em linguagem coloquial, fazendo perguntas ao leitor para provocar a reflexão sobre os assuntos de cada um dos volumes.

Em “Com licença?”, o tema é a convivência, e os comentários do autor são feitos no sentido de levar a criança a tomar consciência das dificuldades nesse campo e das possibilidades para que todos “possam conviver bem”. Em “Deixa que eu faço!”, o tema é a responsabilidade, e os exemplos dados são as tarefas que as crianças podem fazer sozinhas a partir de uma certa idade, como arrumar seu quarto, guardar seus brinquedos, pentear os cabelos, escovar os dentes, etc. Assim, por meio dessas pequenas tarefas, o autor mostra que meninos e meninas poderão começar a exercitar-se como pessoas responsáveis.

Em “E eu com isso?!”, o tema trabalhado é o respeito que todos precisamos ter com os outros, com as regras sociais, com os animais e o planeta para que possamos exigir que também sejamos tratados respeitosamente. O livro enfatiza também a importância do auto-respeito que, de acordo com o autor, “significa um sentimento de satisfação e orgulho pelo que somos e fazemos”.

Em “Não fui eu!”, é abordado o tema da honestidade sem que se deixe de considerar os atos de pôr a culpa de alguma coisa no outro ou de mentir para se livrar de uma situação difícil de ser enfrentada. O livro relativiza a gravidade de certas situações nas quais se diz “uma pequena mentira para não magoar as pessoas”, valoriza a confiança que inspiramos nos outros por nossa honestidade e reconhece que precisamos de coragem para assumirmos nossa responsabilidade por algo errado que fizemos.

A coleção trabalha de forma honesta, sem maniqueísmo ou lições de comportamento, reconhecendo que existem dificuldades não apenas para as crianças, mas também para os adultos em relação às questões tratadas nos livros. As perguntas feitas no texto propõem uma aproximação afetiva com o leitor e uma abordagem sem mistificação dos temas. “É difícil, para você, admitir quando faz alguma coisa errada? Como você se sente? Com medo? Com vergonha?”; “Como dizer que temos um programa melhor sem magoar a pessoa que está nos convidando?”; “Quem gosta de ir a um lugar cheio de lixo espalhado pelo chão?”; “Você já notou como as pessoas reagem quando são tratadas com atenção e cortesia? Como você acha que elas se sentem?”; “Você sabe o que é responsabilidade? É capaz de fazer algumas coisas sozinho?” — essas são algumas das perguntas utilizadas para guiar o leitor pelos textos. As ilustrações simpáticas e coloridas apresentam personagens e alguns diálogos curtos em balões, nos moldes das histórias em quadrinhos, em situações ligadas aos temas trabalhados. Ótima opção de leitura para crianças e para mediadores de leitura que queiram tratar dos assuntos abordados.

MOSES, Brian. Valores (coleção). Tradução e adaptação de Neide Nogueira. Ilustrações de Mike Gordon. São Paulo: Scipione, 1999.

cubos