Edição 04

Espaço pedagógico

Como avaliar a aprendizagem do aluno

TRADICIONAL

– Classificação e excludente;
– Os alunos aprendem que há somente uma resposta correta para a pergunta feita pelo professor;
– Questões estreitas nas quais se busca uma resposta singular nega aos professores a oportunidade de olhar para dentro da mente dos alunos;
– Usa resultados de testes apenas como índices do aprendizado individual do aluno;
– Avaliações periódicas – vistas como instrumentos de controle e de checagem da necessidade de reformulacão das técnicas empregadas.

CONSTRUTIVISTA

– Procura levar em conta toda a dinâmica do ensino/aprendizagem. A ênfase recai em processos, aspectos qualitativos (e não só quantitativos), análise progressiva da natureza dos erros (e não só dos acertos). A grande diferença é a maior flexibilidade, incluindo possibilidades de enturmações progressivas ou intermediárias;
– A avaliação identifica a realidade, para que o professor possa tomar uma decisão sobre ela;
– Avaliação diagnóstica, mediadora e dialógica;
– É entrelaçada com o ensino e processo ocorre através de observação feita pelo professor ao aluno durante o trabalho e pelas apresentações e trabalho.

SÓCIO-INTERACIONISTA

– Formativa, busca avaliar as competências adquiridas.
– As avaliações são integradas, permitindo que diversos conteúdos sejam envolvidos em uma única avaliação, sem limites artificiais;
– Tem características mediadora e dialógica. O professor pode diagnosticar o raciocínio do aluno e, dessa forma, acompanhar o processo cognitivo, organizando o conteúdo, levando em conta esse processo, atuando como mediador, encorajando a reorganização do saber.

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