Edição 04

Espaço pedagógico

Clima na sala de aula

TRADICIONAL

– Ensino de transmissão e recepção do saber
– Autoritário e coercitivo
– A maior ação repressora da sala de aula é a proibição da fala. Há um verdadeiro culto ao silêncio.
– Passividade e obediência incondicional
– Monotonia externa, silêncio, passividade, submissão.

CONSTRUTIVISTA

– Local de reflexão e de situação de aprendizagem;
– Prevê atenção especial aos aspectos afetivos da criança, uma vez que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem, dependendo dos vínculos estabelecidos no processo de construção do conhecimento;
– Ambiente rico e estimulante onde irá se desenvolver atividades auto estruturantes para o aluno;
– Ambiente de interação, com atividades para que o aluno aprenda explorando e experimentando.

SÓCIO-INTERACIONISTA

– A sala de aula é tida como uma comunidade onde existe a colaboração;
– A sala de aula é um local onde existe troca e responsabilidade;
– Heterogeneidade, ajuda mútua, confronto.

cubos