Edição 108

Em discussão

Como eu vim parar no Youtube?

Boletim Escolar Online – Ludimila Lima

“O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.”41

Sou professora na rede pública do meu estado há mais de 12 anos, e essa frase de Mario Sergio Cortella sempre foi muito significativa para mim.

Quando criança, sempre gostei muito de aprender, mas nem sempre gostei da escola. Como professora, meu desejo, desde o início, foi mudar essa irônica realidade.

Acredito que uma das habilidades mais importantes do educador é a sensibilidade, a escuta competente, o perceber e o se perceber em sua relação com os alunos e os saberes. Encontrar, nas demandas dos alunos, o link que tornará sua aula significativa. Entender como eles desejam receber aquela informação e como eles poderão construir seus saberes da forma mais prazerosa e eficaz possível.

Por isso, procuro sempre levar a prática, a experiência, o lúdico, o digital, enfim, o mundo lá fora da escola para participar da aula.

á algum tempo, insistindo com meus alunos para que estudassem, ouvi de um deles: “Faz uns vídeos que a gente estuda!”. Sem entender direito, pedi que me explicasse, e ele disse que queria estudar com vídeos. Quando gravei o primeiro, acreditava nem que ele mesmo (o aluno que sugeriu) iria assistir. Na verdade, eu nem sabia como fazer isso, mas, quando prometemos algo para uma criança, devemos cumprir, não é mesmo?! Então fiz, e ele viu; os colegas, também; os alunos da outra escola, também; e outras crianças de outros lugares, também; e colegas professores começaram a me enviar mensagens… E foi assim que comecei. Até hoje, gravo vídeos para o YouTube e ainda consegui desenvolver um curso a respeito da BNCC. No meu canal, eu falo sobre ele.

O canal que se chamava Olá, tem aluno aí?, porque eu acreditava que ninguém veria, hoje é Boletim Escolar Online, que tem 47K de inscritos e recebe diariamente comentários agradecidos de alunos e de professores de todos os lugares do País.

E-mail: ludimilamaradossantoslima@gmail.com

cubos