Edição 17

Projeto Didático

Como Organizar uma Semana Olímpica na Escola

Com todas essas informações e outras que você, professor, poderá encontrar nos principais meios de comunicação da sua cidade, vamos elaborar a Semana Olímpica na escola.

A ação pedagógica em torno de temas possibilita ensinar e aprender conteúdos de forma contextualizada e significativa. Além disso, quando os conteúdos curriculares se desenvolvem em torno de temas, o aprendizado de conceitos, valores e habilidades acontece de forma integrada. Assim, junto com os conteúdos específicos das áreas, discutem-se temas transversais, como as questões éticas, de saúde e sexualidade; o respeito à diversidade cultural; a preservação ambiental e outros.

A história das Olimpíadas mostra-nos as conquistas da humanidade no caminho da cidadania, o esforço humano para a superação de limites, o desenvolvimento de novas tecnologias, o avanço científico. E nos alerta para valores que precisam ser preservados e fortalecidos.

Por isso, faz-se importante o envolvimento e a interação, nesse projeto, de todos os que constituem a comunidade escolar.

Na Semana Olímpica da escola, vamos chamar assim, todas as disciplinas e atividades pedagógicas deverão estar voltadas para trabalhar com o tema Olimpíadas.

A idéia desse projeto já deverá ser lançada algumas semanas antes da sua realização, para que a comunidade escolar tome conhecimento e vá se preparando para receber o espírito do ideal olímpico e fazer esse projeto acontecer.

Por exemplo, os professores de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa poderão ser os organizadores e divulgadores do projeto.

Cabe a cada escola definir os seus parâmetros de organização, o que já pode estar preestablecido no planejamento pedagógico da escola.

Abaixo, sugerimos idéias de atividades que poderão ser utilizadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos professores, dos conteúdos das disciplinas e dos alunos

Sugestões de Atividades

As atividades poderão girar em torno da escolha do mascote da escola, dos prêmios, das modalidades esportivas, medalhas, reportagens, entrevistas, atividades físicas, palestras, bandeiras de países (onde cada classe representaria um país), etc.

As atividades sugeridas poderão ser realizadas por qualquer série, desde que adaptadas ao seu estágio de desenvolvimento pedagógico.

cubos