Edição 31

Matérias Especiais

Como ter sucesso com uma escola em 2006, 2007, 2010

Maurício Góis

As ações clássicas de todos os anos, mas que foram esquecidas.

sucesso_escola1Não adianta fazer promessas de fim ou começo de ano. Nós sabemos que muitas são promessas vãs. Liderança educacional inteligente é você pensar nas ações clássicas que funcionam desde que a primeira escola foi inventada. Tudo bem que reinventar é preciso, mas, por favor, lembre-se das que ainda são atuais. Veja quais:

1. Tenha uma visão.
Vencer com uma escola é você visualizar o que pretende com a arte e a ciência da educação. Como fazer isso? Faça exercícios de futurologia e questione: como serão as escolas do futuro e quais são minhas resistências a mudanças?

2. Defina sua missão, que é sua razão de ser.
Reúna seus sócios ou professores mais amigos e discuta: queremos uma escola voltada para a lucratividade ou para uma responsabilidade social, já que educar é construir um futuro? A seguir, crie uma frase que represente a missão descoberta e assumida por todos.

3. Recrute talento comprometido com sua visão e missão.
Não adianta a escola contratar professores de comunicação show e de conteúdo invejável se eles não se comprometem com os objetivos maiores da sua estrutura.

4. Liste suas quatro prioridades.
Isso mesmo: para descobrir quem é quem, faça todos escreverem as quatro prioridades que cada um tem em relação à escola. Quanto aos líderes, defina suas prioridades de curto, médio e longo prazos e transforme tudo em filosofia, cultura, diretriz e comportamentos para ações eficazes.

5. Monte um Programa de Prospecção de Performance (PPP)
Seu professor sabe a matéria, mas não sabe se comunicar? Então, coloque-o num seminário de desenvolvimento do talento em comunicação. Seu diretor é ótimo em comunicação grupal, mas deficiente em marketing escolar, isto é, não valoriza muito a idéia de se relacionar com quem paga a conta, que é o pai do aluno? Então, fortaleça-o para o sucesso nessa necessidade.

6. Apresente ao mercado educacional sua vantagem competitiva.
Você vai ser diferente em quê? No corpo de professores? Na única escola que mantém um programa de combate às drogas? Na idéia de que educar não é informar, mas inventar um futuro? Na única escola com psicólogos que descobrem as aptidões pessoais de cada aluno? Em quê?

7. Crie um sistema permanente de comunicação vertical e horizontal.
É preciso acabar com os boatos e as fofocas entre alunos, pais, professores, etc. O clima será saudável; e o ambiente, bom de trabalhar para todos se a comunicação for livre, franca e clara.

8. Faça a estratégia se encontrar com a motivação.
Funciona assim: a estratégia vem de cima para baixo, e a motivação vem de baixo para cima. Quando as duas se encontram, nasce a excelência escolar. Lá no topo, você pensa estrategicamente e, ao mesmo tempo, você conversa com todo o seu pessoal para descobrir os entraves de desmotivação que emperram a engrenagem do sucesso da escola.

9. Dirija sua escola com os ouvidos, não com a boca.
Muitos pensam ser a função da escola ensinar (que pensam que significa falar), mas a verdade é que educar se constrói mais com as orelhas do que com a língua. Quer criar uma nova escola? Saia de seu trono feudal e “desça” com os ouvidos até seus professores e alunos. Ouça também os pais, que divulgarão para todo mundo que sua escola ouve o que se precisa e escuta o que se deve. Ouça em grupos ou individualmente e você verá os resultados que obterá. Ouvir é lucrar.

10. Mude paradigmas e revolucione sua escola.
Reciclar para crescer — esse deve ser o lema eterno de toda escola candidata a vencedora. Reciclar é, em outras palavras, a arte de reformular seus conceitos, destruir maneiras antigas de pensar e arrancar os barros escuros que estão nos olhos e atrapalham enxergar mais longe. É claro que não são apenas essas dez ações clássicas que o tornarão um empreendedor educacional campeão, mas elas são as essenciais. Com as ações, sua escola será melhor. E você e o mundo merecem.

Maurício Góis
É palestrante em Alta Performance e Crescimento Profissional.
Contato: (19) 3865 1597
E-mail: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br

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