Edição 31

Dicas de filmes

Dicas de leitura

Livro: Timóteo – O Tatu Egoísta

Lançado em outubro de 2005, na V Bienal Internacional do Livro, no Recife, pela editora Bagaço. Timóteo é um tatu que gosta de estar cercado pelos amigos e resolve fazer uma festa para se divertir junto com eles, porém, ao escolher o local para a comemoração, não leva em conta as necessidades e possibilidades de cada um. A história de Timóteo pretende ser um instrumento de auxílio a pais e educadores que sentem a necessidade de discutir, com as crianças, questões como egoísmo, solidariedade e respeito às diferenças, assim como podem ser trabalhados os animais e seu hábitat.

Autoras: Carla Moreira e Sandra Alves
Editora: Bagaço

Livro: Lupércio – O Elefantinho Gago

Lançado em outubro de 2003, na IV Bienal Internacional do Livro, no Recife, pela editora Bagaço.

Lupércio é um elefantinho que passa por muitas dificuldades tentando se livrar da sua gagueira.

Todos na floresta querem ajudar, e até mesmo um concurso é realizado, mas apenas a dona Girafa tem a receita certa para o problema de Lupércio. O objetivo do livro é tratar o tema gagueira de forma lúdica, abrindo um espaço para conversas entre as crianças, seus pais e professores, sobre um assunto que costuma ser considerado tabu, estando geralmente restrito aos consultórios de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Pediatria.

Assim como trata diretamente do tema gagueira, a história de Lupércio também abre espaço para trabalhar temas como preconceito e respeito às diferenças.

Autoras: Carla Moreira e Sandra Alves
Editora: Bagaço

Livro: Tecnologias de Aprendizagem em Rede e Ensino de História. Utilizando Comunidades de Aprendizagem e Hipercomposição.

Alfredo Matta realizou este estudo tendo por base sua prática como coordenador de informática educacional do Instituto Social da Bahia (ISBA), um importante colégio confessional de Salvador. A pesquisa foi, portanto, a sistematização de uma prática pedagógica de sucesso, na qual a mais moderna tecnologia educacional, a Internet e a rede de computadores, serviu como ambiente mediador para a construção da aprendizagem nos mais diversos conteúdos escolares.

Autor: Alfredo Matta
Editora: Líber Livro Editora

Livro: Alfabetizar Letrando — Uma Experiência na Pastoral da Criança

Esta obra é resultado de uma dissertação de mestrado que pesquisou o trabalho de uma das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado pela Pastoral da Criança na periferia do Recife (PE).
O texto faz um aprofundamento dos processos da alfabetização e do letramento, levando em consideração o desenvolvimento da leitura e da escrita, assim como a variação lingüística, com o intuito de alertar para o respeito às várias formas de expressão da língua portuguesa em nosso país, livrando-nos do aprisionamento mantido pela gramática tradicional, que, por muito tempo, imperou como a soberana e única forma correta da língua.
A proposta do autor é estudar esse processo e aprender como tal conhecimento pode contribuir para ampliar formas de socialização de lideranças comunitárias, além de apresentar os instrumentos utilizados pela Pastoral e o trabalho que esta vem realizando em prol da diminuição do analfabetismo em comunidades carentes.

Autor: Pe. Bruno Carneiro Lira, osb
Editora: Paulinas

Livro: Dicionário de Informática for Kids

As crianças e os jovens de hoje são vistos como a geração do computador. Assim, é muito importante que tenham acesso a informações técnicas em uma linguagem acessível. O Dicionário de Informática for Kids. Para Crianças... e seus Pais oferece cerca de setecentos termos como multimídia, CD- ROM, Internet e realidade virtual, com definições, explicações e exemplos de uso. For Kids oferece ainda dicas valiosas para ajudar crianças e adultos em situações comuns no dia-a-dia com o micro: como proceder ao receber mensagens de erro, como recuperar um arquivo apagado por engano e até como comprar equipamentos de informática.

Autor: Jami Lynne Borman
Editora: Callis

Livro: Guia do Professor para a Internet

Com este premiado texto, os educadores terão informações objetivas e precisas sobre:

Como utilizar as tecnologias da Internet.

Como encontrar sites educacionais importantes.

Como planejar atividades para todos os níveis.

Meios de pesquisa e fácil desenvolvimento de projetos Web.

“Este livro é útil tanto para educadores iniciantes no uso da Internet como para usuários avançados.”

Lynn Schrum, presidente da International Society for Technology in Education

“Este livro está excelente. Ele oferece aos professores um valioso recurso para integrar a Internet à sua sala de aula. Projetos, correio eletrônico e uma abrangente lista de importantes sites da Internet serão de inestimável valor aos professores.”

Mark S. Morrison, diretor da New Technology High School, Califórnia

“Li muitos livros sobre a Internet na educação, mas este é, de longe, o melhor.”

Ron Millar, consultor da School Board Computer

Autoras: Ann Heide e Linda Stilborne
Editora: Artmed
cubos