Edição 04

Espaço pedagógico

Concepção de conhecimento

TRADICIONAL

Gestalt / Behaviorismo

– Adquirido através do ambiente (externo-interno, através da experiência (E-R);
– Fragmentado, dividido por disciplinas de caráter enciclopédico, memorizador e cumulativo;
– Currículo apresentado da parte para o todo, com ênfase nas aptidões básicas;
– Memorização momentânea;
– Substimam a capacidade intelectual do indivíduo;
– Privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.

CONSTRUTIVISTA

Teoria Psicogenética (Piaget)

– Os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que está se encontra;
– É a construção dopróprio sujeito (a criança), em iinteração com o objetivo de conhecimento (meio ambiente física e social), a partir de suas potencialidadesgenéticas;
– Atividade mental construída pelo aluno;
– Interdisciplinar, contextualizado, privilegia a construção de conceitos e a criação do sentido;
– Se constrói através de uma apropriação progressiva do objeto pelo sujeito de tal maneira que é assimilação do objetoi às estruturas do sujeito é indissociável da acomodação;
– É a construção de estruturas cognitivas mais sofisticadas.

SÓCIO-INTERACIONISTA

Teoria sócio-histórica (Vygotsky)

– Os conhecimentos na visão vygotskiana a crinaça já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formnando uma visão desse munso através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então mediada pela interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
– O aluno constrói o conhecimento por meio de ações efetivas ou mentais que realiza sobre conteúdos de aprendizagem;
– É construído socialmente.

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