Edição 04
Espaço pedagógico
Concepção de Ensino
TRADICIONAL
– O ensino é a transmissão de informações;
– Valoriza-se o trabalho individual a atenção, concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento;
– O método é baseado na exposição verbal, análise e conclusão do conteúdo por parte de professor;
– Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver “pronta”, madura para efetivar determinada aprendizagem;
– Preparação moral e intelectual do aluno para assumir sua posição na sociedade;
– Modelagem comportamental das crianças;
– Os conteúdos e procedimentos didáticos não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais;
– Leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina.
CONSTRUTIVISTA
– Deve favorecer interações múltiplas entre o aluno e os conteúdos que ele deve aprender;
– Potencializar e favorecer as construções de estruturas intelectuais;
– Problematizar atividades que envolva o aluno provocando reflexão, discussão.
SÓCIO-INTERACIONISTA
– Maior valorização do contexto sócio cultural dos alunos e de seus níveis de elaboração de conhecimentos;
– Contato mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escrita, com busca mais intencional de contexto de significados;
– Organização do trabalho escolar em bases mais coletivas, maior investimento na qualificação profissional, maior compromisso com a superação do fracasso escolar.