Edição 04

Espaço pedagógico

O papel do professor

TRADICIONAL

– Agem de uma maneira didática, transmitindo informações para os alunos;
– Buscam as respostas corretas para validar a aprendizagem do aluno;
– Acreditam firmemente em livros-texto, oferecendo aos estudantes apenas uma visão de assuntos complexos, um conjunto de verdades;
– Dominante e dirige a aprendizagem do aluno;
– Noção de que o conhecimento consiste do acúmulo de fatos e informações isoladas;
– Único detentor do saber, é quem corrige, avalia e julga as produções e comportamentos dos alunos, principalmente seus “erros e dificuldades”;
– É exigente e rigoroso na tarefa de direcionar, punir, treinar, vigiar, organizar conteúdos e meios eficientes que garantam o ensino e a aprendizagem.

CONSTRUTIVISTA

– Facilitador da aprendizagem, mediador do conhecimento;
– Encorajam e aceitam a autonomia e iniciativa do aluno;
– Interventor da aprendizagem
– Cria situações provocadoras que possam caminhar para que o aluno tenha condições de gerar seus próprios conhecimentos;
– Geralmente agem uma maneira interativa sendo mediadores entre o ambiente o os alunos;
– Procura perguntar uma grande pergunta, dar aos estudantes tempo para pensar sobre ela e conduzi-los aos recursos para respondê-la;
– Permitem aos alunos respostas para dirigir lições, mudar estratégias instrutivas e alterar conteúdos.

SÓCIO-INTERACIONISTA

– Assume o papel de mediador e equilibrador de situações de aprendizagem e de conflitos que ocorrem em sala de aula;
– Aceita que o aluno possui um repertório de conhecimento ao entrar na escola e continua nessa construção;
– Compreende conceitos e vivências revelada pelo aluno a partir de seu universo sócio cultural;
– Estará atento em propiciar ambiente que desenvolva habilidades cognitivas no aluno, respeitando seu desenvolvimento individual e ultrapassando dificuldades que os alunos possam apresentar em determinadas situações;
– Criar situações provocadoras que possam caminhar para que o aluno tenha condições de gerar seus próprios conhecimentos;
– Mediador das interações entre os alunos e das crianças com os objetos de conhecimento;
– Encorajam e aceitam a autonomia e iniciativa dos alunos;
– Questionam acerca dos entendimentos dos alunos sobre conceitos, antes de compartilhar seus próprios entendimentos daqueles conceitos.

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