Edição 04
Espaço pedagógico
O papel do aluno
TRADICIONAL
– Mero receptor de informações;
– Um ser passivo, devido a sua imaturidade e inexperiência
– O estudante é visto como “tabula rasas” nas quais as informações são gravadas pelo professor;
– Trabalham individualmente atenção, concentração e, esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento;
– Assume uma posição secundária e marcadamente passiva, devido a sua imaturidade e inexperiência;
– Seu pensamento é desvalorizado em sala de aula;
– Rapidamente aprende a não levantar suas mãos para responder a pergunta do professor, a não se que tenham a certeza de já saber a desejada resposta.
CONSTRUTIVISTA
– O aluno cria, questiona, interroga, participa ativamente.
– É o indivíduo que se encontra na situação de alguém que tem objetivos de aprender o mundo;
– Traz consigo um enorme arsenal de conhecimento, elaboração, valores inteligências, adquiridos antes de fase escolar;
– Ser autônomo capaz de governar-se, reger-se por leis próprias, pensando e decidindo por si mesmo, refletindo discutindo, identificando e assumindo seus direitos e deveres.
SÓCIO-INTERACIONISTA
– Um ser emitente, inquieto, à procura de constantes respostas as suas indagações, atento a informações que seu ambiente proporciona;
– Deve ser instigado a ampliar sua percepção, deve estar alerta às diversas características do objeto do conhecimento, (re) construir conhecimentos;
– Um ser pensante;
– Privilegia a construção do conhecimento como um todo.