Edição 131

Projeto Didático

DESCOBRINDO O UNIVERSO DAS PROFISSÕES E DA REGIONALIDADE

Tamires Gomes

 

Escola Dom Expedito Lopes – Garanhuns/PE

 

 

 

 

 

II Feira do Pequeno Empreendedor

A educação empreendedora proposta para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Dessa forma, a educação deve atuar como elemento transformador do sujeito e incentivar a quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e do comportamento empreendedor.

Empreender é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Assim, mediante o desenvolvimento do projeto didático Culture-se e a unidade Descobrindo o universo das profissões e do trabalho, iremos propor a criação, produção e organização de um empreendimento, tomando como ponto de partida as riquezas regionais.

Através de práticas empreendedoras, buscam-se desenvolver a cultura empreendedora e apresentar exercícios de aprendizagem que potencializem e oportunizem o desenvolvimento de habilidades criativas, de organização, estratégia, planejamento, pesquisa, esforço, perseverança, gestão de tempo e muito mais, sempre considerando a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, seja profissional, pessoal ou social.

JUSTIFICATIVA

A disseminação da cultura empreendedora na sociedade através das habilidades é uma necessidade atual, e despertar a criatividade, a geração de novas ideias, o planejamento e o desenvolvimento de estratégia é um papel da escola. Estimular o empreendedorismo é desenvolver também o protagonismo, a autonomia, o trabalho em equipe, a gestão de conflitos e a resolução de problemas, levando o estudante a pensar em seu projeto de vida.

OBJETIVO GERAL

Refletir com os alunos as percepções sobre o que é ter uma atitude empreendedora e a importância dessa atitude na vida pessoal, profissional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Adquirir informações, identificar novas oportunidades e realizar metas.

• Identificar as características de um empreendedor e incentivar os alunos ao empreendedorismo.

• Implantar uma nova consciência de trabalho dentro da escola, incentivando os alunos a entenderem o potencial de mudanças na sociedade em que vivemos e a se prepararem para um futuro que ainda está se projetando.

• Desenvolver competências de tomada de decisão, planejar, superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios e riscos, verificar a qualidade do produto a ser vendido, planejar e estabelecer metas e formas atrativas para vender o produto.

• Calcular custos e valores de venda.

• Trabalhar em equipe.

• Criar projetos sustentáveis.

• Criar estratégias de marketing e de vendas.

• Formar sujeitos autônomos.

 

Disciplinas envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa e História.
Turmas envolvidas: do 1º ao 5º ano.

DESENVOLVIMENTO

Os alunos confeccionarão produtos para serem vendidos na escola e na reunião de pais. Eles podem ser inspirados nos artesanatos de cada região, reciclados, com agregação de valor e alimentos, como sugerido pelos estudantes.

Os alunos deverão calcular os custos e reembolsar as despesas das compras. O trabalho é da equipe, portanto todos deverão contribuir com alguma atividade com que mais se identificam (produção, venda, compra, controle de produção, marketing de vendas, controle de caixa, etc.).

O conceito de empreendedorismo tem se alterado de acordo com as mudanças da sociedade, e pensar o empreendedorismo para além da criação e gestão de negócios é pensar em um empreendedorismo baseado no desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas em diferentes áreas, como a social, pessoal e de negócio.

Assim, buscando desenvolver a cultura empreendedora e apresentar práticas de aprendizagem que potencializem e oportunizem o desenvolvimento de habilidades criativas, de organização e estratégia, planejamento, pesquisa, esforço, perseverança, gestão de tempo e muitas outras habilidades, propomos a realização da II Feira do Pequeno Empreendedor, sempre considerando a autonomia e a criatividade dos estudantes, desenvolvendo os seus pontos fortes, identificando os pontos fracos e melhorando as atitudes e os atributos necessários para a gerência da própria vida, seja profissional, pessoal ou social.

 

Ideias de atividade para a produção

Durante a produção, são fundamentais a elaboração de planilhas de custo (aluguel, matéria-prima, propaganda, etc.), a organização da produção e de compra, a análise de resultados, a autoavaliação, a comunicação e a propaganda do produto comercializado, a logomarca, entre outros.

cubos