Edição 30

Dicas de filmes

Dicas de filmes

MUDANÇA DE HÁBITO 2

Deloris Van Cartier (Whoopi Goldberg) agora é uma cantora famosa, que retorna a São Francisco para ajudar suas amigas freiras a salvar um colégio barra-pesada da vizinhança, dando aulas de música aos adolescentes rebeldes.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

SER E TER

Antes de se decidir pela pequena escola no coração da Auvergne, onde rodou seu documentário, o diretor Nicolas Philibert pesquisou mais de trezentos estabelecimentos em toda a França. Adepto de um modelo de ensino hoje praticamente em desuso, o liceu do filme reúne todas as crianças do vilarejo em torno de um único professor, que as acompanha desde o jardim de infância até o último ano do primário. De maneira discreta, o diretor resume sua tarefa a acompanhar um grupo de alunos em sua transição do universo familiar para um ambiente onde o que é levado em conta é sua individualidade sem pressupostos. Enfim, a construção de uma personalidade. A vida surge nos depoimentos das crianças, suas hesitações, suas traquinices e, também, seus fracassos, alcançando um dos momentos mágicos do gênero documental: deixar transparecer a ficção que se encontra incrustada nas camadas do real.

AS AVENTURAS DE SHARKBOY E LAVAGIRL EM 3-D

Fruto da imaginação infinita de uma criança e do diretor Robert Rodriguez, surge o filme As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D. Às vezes, os super-heróis mais incríveis são aqueles que habitam os nossos sonhos. É o que descobre Max (Cayden Boyd), de 10 anos, um menino solitário que se perde em seu próprio mundo de fantasias para tentar escapar das atribulações diárias no contato com os pais (David Arquette e Kristin Davis), com os valentões da escola e com o seu professor, que o impede de sonhar. Quando Max descobre o poder de transformar seus sonhos em realidade, ele contagia todos que o cercam e ensina, até ao seu professor, o valor de sonhar. Este afirma, no filme, que, naquela aula, aprendeu a sonhar com Max.

SEMENTES DA VIOLÊNCIA

É a história de um professor, ex-soldado, que retorna ao país e busca um emprego numa escola pública do subúrbio. São os anos 50, e a juventude está passando por um processo de mudança de comportamentos: é o rock’n’roll, são os blue jeans, é o consumo de bebidas, são as experiências sexuais, é a contestação ao sistema representado pela escola e pelos professores. A “indisciplina escolar”, como em nossos dias, talvez seja a expressão que sintetize esses comportamentos ditos desviantes. O professor recém-contratado, Dadier, traz uma novidade consigo: ele não está animado pelos velhos preconceitos nem pensa na escola como um fim em si mesma. Ele vence também porque pensa na escola como meio, sobretudo de preparação para a vida. Um dos recursos que utiliza para alterar suas relações com a classe é justamente a projeção de filmes, com base nos quais mantém debates sobre a vida: o certo e o errado, o justo e o injusto.

cubos