Edição 30

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Aprendizagem Integrada – Situações do Cotidiano Escolar

O reinvestimento, pelo aluno, em situações complexas, de um conjunto de conhecimentos escolares, ao término de um período de aprendizagem de algumas semanas ou meses, é o tema desta obra. O que entendemos por situação, situação-problema, situação-alvo? Qual seu desafio em educação? Como concebemos, preparamos e exploramos? Baseada em ampla base empírica, essa obra tenta responder a tais questões não só através de um plano de referência teórica e metodológica, como também por meio de exemplos concretos.

Autor: Xavier Roegiers
Editora: Artmed

A Pedagogia da Felicidade – Superando a Escola Entediante

“Se devo ser sincero, então posso dizer que toda a minha vida escolar não foi senão um tédio constante e cansativo, que aumentava de ano em ano, devido à minha impaciência por querer livrar-me daquele fastio cotidiano. Não me lembro de ter-me sentido ‘alegre e feliz’ em nenhum momento de meus anos escolares — monótonos, cruéis e insípidos —, que me amargaram com determinação a época mais livre e bela da vida. (...) Era uma aprendizagem apática e insossa, voltada não à vida, mas ao puro ato de aprender coisas que nos eram impostas pela velha pedagogia. O único momento realmente feliz e alegre que devo à escola foi o dia em que suas portas se fecharam para sempre às minhas costas.”

Stefan Zweig

A Pedagogia da Felicidade é um ensaio sobre a escola que o século XX chamou de tradicional, como era a pedagogia que se praticava nos lugares supostamente educativos, o que restou dela e o que pode ser superado. Este livro tem o objetivo de apontar algumas reflexões que ajudarão a entender a evolução da pedagogia escolar.

Autor: Jaume Trilla
Editora: Artmed

O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula – O Fazer e o Compreender

Verdadeiro manual de pedagogia para a escola da atualidade, este livro permitirá a seus leitores, ao mesmo tempo, compreender os desafios fundamentais da instituição escolar hoje, penetrar nas tensões e nas contradições que estruturam o empreendimento educativo e decidir lucidamente o que fazer nas situações mais imprevistas do dia-a-dia.

Constituído de capítulos curtos, que podem ser lidos separadamente, e contendo uma infinidade de exercícios e de ferramentas para utilizar em formação e na sala de aula, ele oferece uma síntese que será útil tanto para o professor iniciante quanto para o veterano, tanto para os formadores quanto para o pessoal do ensino e para os pesquisadores.

Autor: Philippe Meirieu
Editora: Artmed

Bullying e Desrespeito – Como Acabar com essa Cultura na Escola

Bullying, a intimidação direta ou indireta — que varia da simples gozação até atitudes mais violentas, que empreguem a força física —, é motivo de preocupação crescente nas escolas. Educadores, pais e psicólogos se questionam sobre o que fazer para dar fim a esse problema endêmico da agressão e do desrespeito.

Com o objetivo de discutir e apresentar alternativas para enfrentar o problema, esta obra reúne conhecimento psicológico e experiência educacional, oferecendo uma abordagem bem-sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais. Complementam o texto, inúmeras atividades e estratégias de fácil implementação, que acompanham programas apropriados para o trabalho individual, com turmas da Pré-escola e do Ensino Fundamental e com escolas inteiras, visando a promover o respeito, a responsabilidade e a tolerância entre os alunos.

Este livro inovador é recurso essencial para professores, orientadores educacionais, psicólogos e diretores de escola.

Autor: Marie-Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor
Editora: Artmed

Escolas que Aprendem – um Guia da Quinta Disciplina para Educadores, Pais e Todos os que se Interessam por Educação.

É consenso que as escolas atravessam muitos problemas atualmente. Esses problemas estão alimentando um debate internacional, à medida que educadores, gestores e pais buscam novas formas de fortalecer o sistema escolar em todos os níveis, de modo a responder de forma mais eficaz ao mundo inconstante que nos rodeia e educar melhor nossos filhos para o século XXI.

Peter Senge e a sua equipe d’A Quinta Disciplina escreveram Escolas que Aprendem porque os educadores — que formam grande parte do público dos seus best sellers — solicitaram um livro que se concentrasse especificamente nas escolas e na educação, para ajudar a recuperá-las até mesmo nas regiões com piores condições econômicas. Um dos pontos fortes dessa proposta é a sua descrição de práticas que estão tendo sucesso em todo o mundo, em escolas que tentam reinventar-se usando os princípios da aprendizagem organizacional. Com contribuições de pesquisadores proeminentes, como Howard Gardner e Jay Forrester, além de gestores escolares bem-sucedidos, professores, administradores, pais e alunos, o livro oferece uma riqueza de ferramentas práticas, experiências e orientações que podem ser usadas para ajudar as escolas (as suas salas de aula e as comunidades que as rodeiam) a “aprender a aprender”.

Autor: Peter Senge
Editora: Artmed

A Quinta Disciplina – Arte e Prática da Organização que Aprende

A única vantagem competitiva sustentável é a capacidade de aprender mais rápido e melhor do que os concorrentes.

Com base em um conceito inovador, o da “organização que aprende”, na qual as pessoas são o principal meio de alavancagem para os processos de mudança, Peter Senge desenvolve um vigoroso corpo de idéias e ferramentas que estimulam o trabalho em equipe e ajudam a organização a se preparar para os desafios do futuro. Leitura obrigatória para os que buscam a excelência nos negócios, A Quinta Disciplina revoluciona a atual maneira de pensar e trabalhar.

Se você acredita que as pessoas são a única vantagem competitiva, não deixe de ler este livro.

Autor: Peter Senge
Editora: Best Seller

Escola e Cidadania

O aumento da violência e do individualismo e o enfraquecimento do vínculo social fazem com que aumentem as expectativas na escola como propulsora da democracia e de cidadania.

Este livro desconfia das esperanças mágicas investidas em uma instituição que não está acima do bem e do mal e que não pode, por si só, livrar-nos de nossas contradições. Mais absurdo ainda seria exigir que ela enfrentasse esse desafio sem dispor dos meios necessários a uma educação para a cidadania digna desse nome. Essa nova obra de Philippe Perrenoud apresenta as condições para que a escola possa desempenhar bem esse papel.

A educação para a cidadania só terá chance de produzir efeitos se for um problema de todos e se perpassar todas as disciplinas e todos os momentos da vida escolar. Levá-la a sério significa, portanto, ir além das boas intenções e dos discursos: significa transformar profundamente os programas, as atitudes e as práticas!

Autor: Philippe Perrenoud
Editora: Artmed

O Professor Refém

Professor hoje é refém! Refém da má qualidade de ensino que ele próprio recebeu. Refém do tempo de que necessita, mas de que não dispõe. Refém das pressões internas que sofre do sistema. Refém da própria consciência, que lhe revela sua impotência. Refém dos alunos, que hoje o enfrentam em muitos casos. Refém da família, que perdeu a autoridade sobre os filhos. Refém da sociedade, que surpreende professores e gestores com medidas cautelares, mandados de segurança e processos...

Após vasto estudo de campo junto ao professor que atua nas salas de aula de Educação Básica, a autora analisa e comenta razões do fracasso do ensino brasileiro, com base em sua experiência de 35 anos dedicados à Educação.

Autor: Tania Zagury
Editora: Record
cubos