Edição 47

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Vermelho como o Céu

Um acidente com um rifle comprometeu a visão do pequeno Mirco, quando ele tinha apenas 10 anos. Vivendo na escuridão, é considerado incapaz e impedido pelo governo da Itália de frequentar escolas públicas. Os pais são obrigados a enviá-lo para Gênova, onde passa a estudar num instituto especial para deficientes visuais.

Determinado a vencer as dificuldades, o garoto apaixonado por cinema descobre um antigo gravador e um novo mundo através das histórias sonoras que começa a criar. Não demora para que obstáculos apareçam, e ele é criticado pelos diretores religiosos da escola. Ao longo de sua história, vai conquistando os colegas e quebrando barreiras até então não imaginadas para um menino cego.

Vermelho como o Céu é baseado na história real de Mirco Mencacci, um respeitado editor de som do cinema italiano atual. O longa foi eleito o melhor filme pelo júri popular da 30ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O Pescador de Ilusões

Jack é o apresentador de um programa popular de rádio que vê, de repente, sua carreira desmoronar. Isso porque um ouvinte segue, ao pé da letra, todos os seus conselhos e resolve explodir um restaurante. Cheio de sentimento de culpa e decidido a pôr fim em sua vida, Jack acaba sendo salvo pelo mendigo Parry, um professor de história lunático que vive nas ruas. A partir daí, Parry e Jack desenvolvem uma sólida e bonita amizade.

Conrack

Um homem branco chega a uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá, ele enfrenta resistência para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

Com Mérito

Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre para tirar outra cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantageia Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que, aos poucos, se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. Ele pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para esses estudantes de Harvard.

O Céu de Outubro

O filme retrata a vida de uma comunidade onde os que não sobressaíam nos estudos tinham apenas como opção trabalhar na usina de mineração de carvão. Mas um grupo de estudantes acreditou nos seus sonhos e foi em busca de parcerias para concretizá-los.

Verônica

Verônica é professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro há 20 anos. Um dia, na escola onde trabalha, percebe que ninguém foi buscar Leandro, um aluno de 8 anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar ao alto do morro, descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Sem querer, ela se envolve numa trama de crime e corrupção.

cubos