Edição 47

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Gentileza

Gentileza é um livro sobre o dia a dia para o dia a dia. Frases, textos, reflexões, provocações... Não é receita, porque receita não há. É um convite para que a poesia das palavras se transforme na poesia da ação. Afinal, como afirma o autor, “Gestos de gentileza, mesmo pequenos, são poderosos”.

Gabriel Chalita
Editora: Gente

Identidade e Diferença

O livro trata sobre a identificação, que é um processo de articulação, uma suturação, uma sobredeterminação, e não uma subsunção. Há sempre “demasiado” ou “muito pouco” — uma sobredeterminação ou uma falta, mas nunca um ajuste completo, uma totalidade. Como todas as práticas de significação, ela está sujeita ao “jogo” da diferença. A identificação obedece à lógica do mais-que-um, uma vez que, como num processo, opera por meio da diferença. Ela envolve um trabalho discursivo, o fechamento e a marcação de fronteiras simbólicas, a produção de “efeitos de fronteiras” para consolidar o processo. Ela requer aquilo que é deixado de fora — o exterior que a constitui.

Tomaz Tadeu da Silva (Org.)
Stuart Hall
Kathryn Woodward
Editora: Vozes

Como Passar em Provas e Concursos

Essa obra informa tudo o que é preciso saber sobre como passar em provas e concursos. De leitura simples e direta, esse livro se respalda num rígido esquema de desenvolvimento lógico, de planejamento, raciocínio interativo e articulação de respostas concretas. Valoriza também, além de estratégias didáticas, características pessoais, como o humor, a preguiça e o cansaço, fatores que muitas vezes levam o candidato a desistir de realizar a prova.

William Douglas
Editora: Campus

Exercícios Práticos – Dinâmica de Grupo

Onde se encontra mais de uma pessoa, há, geralmente, problemas de relacionamento. Para superá-los, a família, a escola, os clubes, as agremiações esportivas, a administração das empresas, os partidos políticos e os grupos de jovens e de adultos recorrem, com bastante frequência, a cursos de relações humanas e a dinâmicas de grupo.As dinâmicas são estratégias simples e objetivas que permitem alcançar resultados surpreendentes nas equipes e nos grupos. Geralmente, as pessoas têm pouquíssima consciência do quanto são interdependentes, do quanto a sua vida é interligada à vida de seus semelhantes. Tal consciência somente é adquirida pela vivência e pela experiência pessoal.

Silvino José Fritzen
Editora: Vozes

A Arte da Gentileza

Nesse livro, Piero Ferrucci defende a ideia de que as pessoas gentis são mais saudáveis e vivem mais, são mais amadas e produtivas, têm mais sucesso nos negócios e são mais felizes do que as outras. Em outras palavras, são mais fortes e propensas a levar uma vida muito mais interessante e gratificante do que aquelas que não têm essa característica. Estão mais bem preparadas para enfrentar a vida com toda a imprevisibilidade e a ameaçadora instabilidade que ela oferece.

Piero Ferrucci
Editora: Campus
cubos