Edição 77

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Getúlio

A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus dezenove últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

Mãos talentosas

O jovem Ben Carson não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas, e seu temperamento, inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom — a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo. A leitura também foi um importante instrumento para sua formação e a superação de suas dificuldades.

Quanto vale ou é por quilo?

Adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi para o conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, este drama conecta duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, parecidas na manutenção dos traços que marcam as enormes diferenças sociais em nosso país.

Juízo

O documentário Juízo acompanha a trajetória de jovens menores de 18 anos diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da detenção e do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens — juízes, promotores, defensores, agentes do Degase, familiares — são pessoas reais filmadas durante as audiências e visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.

cubos