Edição 60

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Corações e Mentes

Documentário sobre a Guerra do Vietnã realizado em 1974, utilizando imagens de arquivo e também imagens inéditas até então, além de entrevistas com ex-combatentes norte-americanos e sobreviventes vietnamitas. O filme investiga as causas da longa duração do conflito, o militarismo e o racismo entranhados na cultura dos Estados Unidos.

Vida de Menina

Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, Helena Morley (Ludmila Dayer) começa a escrever o seu diário, que nos revela seu universo e um país que adolesce com a menina. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Adolescente de ascendência inglesa, Helena vive na remota cidade de Diamantina, em Minas Gerais, símbolo da era da mineração, agora em franca decadência. Em um momento crítico de sua vida, ela briga para estabelecer sua liberdade e individualidade. Procurando, com sofreguidão, não perder uma infantil alegria de viver e reinventando o mundo à sua maneira, Helena Morley é o diamante mais raro de Diamantina.

Os Irmãos Grimm

Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fadas recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, são colocados para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.

As Chaves de Casa

Quinze anos atrás, Gianni (Kim Rossi Stuart) abandonou o filho portador de deficiências físicas e mentais após seu nascimento traumático (a mãe morreu durante o parto). Criado pela família da mãe, Paolo (Andrea Rossi) se encontra pela primeira vez diante do pai, com quem viajará para um hospital especial em Berlim, onde será submetido a testes e à reabilitação.

Não é preciso dizer que a viagem fica um pouco tumultuada às vezes, com Gianni, consumido pela culpa, tendo que aprender a ser um pai de verdade para a criança que só agora ele conhece.

Paolo de Rossi é um garoto esperto, com um senso de humor muito estranho, e há horas em que suas deficiências parecem desaparecer.

cubos