Edição 60
Dicas de leitura
Dicas de leitura
Educação e Valores
Qual a origem da moralidade? É possível educar sem valores? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Qual o papel da Educação nesses processos? Como formar moralmente os alunos? Podem, a escola e os educadores, ensinar valores? Quais deles devem ser transmitidos?
Nesse livro, Ulisses F. Araújo e Josep Maria Puig discorrem e dialogam sobre essas e outras questões. No transcorrer da obra, debatem os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral, o relativismo e o universalismo, o conceito de inteligência moral e a eterna crise de valores de que algumas pessoas afirmam padecer a sociedade contemporânea. De forma instigante e competente, os autores apontam limites, pontos e contrapontos para o tema, contribuindo para capacitar profissionais da Educação preocupados com a formação ética e moral das futuras gerações.
Editora: Summus
Ética na Educação
Apresenta os temas da filosofia, da ética e dos valores na sociedade contemporânea. O livro é fruto de uma profunda reflexão sobre a instituição escola e sobre a instituição família. Afinal, quais são os valores válidos para o nosso tempo? Por que tanta falta de ética? Por que muitas atitudes e comportamentos não seguem os princípios éticos em todas as profissões? Qual é o valor de educar? Que sentido tem educar em nosso tempo? Que filosofias sustentam os princípios pedagógicos de nossas escolas? Que filosofias inspiram a Educação de hoje? Esses são alguns temas desse ensaio.
Editora: Ulbra
Crianças Precisam de Limites
Pais e educadores enfrentam diariamente o desafio de ajudar seus alunos a encontrarem seu caminho e se tornarem adultos felizes.
Crianças Precisam de Limites é um livro que irá ajudá-los nessa tarefa fundamental de sua vida. Baseado em inúmeras situações reais do cotidiano da Educação, ele mostra como evitar o estresse do dia a dia sem assumir um comportamento autoritário com a criança nem deixá-la desamparada.
Hoje em dia, pais e educadores reagem com mais sensibilidade aos pequenos, mas, às vezes, essa sensibilidade se transforma em insegurança, o que leva a criança a se sentir abandonada! Jan-Uwe Rogge, renomado terapeuta de famílias alemãs e autor que conquistou mais de 1 milhão de leitores em dezessete países, mostra que essa atitude é inadequada, pois as crianças necessitam ser orientadas.
Nesse livro, você perceberá que educar é impor limites, mas, ao mesmo tempo, considerar os sentimentos e a espontaneidade dos pimpolhos, pois disciplina sem afeto é autoritarismo. Resolver essa equação é um processo de aprendizagem diário que demonstra o seu amor pela criança. Afinal, se mimar é mais fácil que educar, amar é preparar os futuros adultos para a vida!
Editora: Gente