Edição 60
Projeto Didático
Eu respeito. E você?
Colégio Santa Emília – PE
Tempo de duração
O projeto iniciou no mês de agosto, quando vivenciamos a Semana Estadual de Pessoas com Deficiência. O término está previsto para o mês de novembro, quando acontecerá a culminância, com os alunos expondo seus trabalhos na Expoc.
Objetivos
• Criar uma cultura de respeito às pessoas com deficiência.
• Criar, no ambiente escolar, acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual, sinalizando as seções da instituição.
• Mobilizar os alunos a realizarem atividades de pesquisa referentes ao assunto abordado.
• Representar, através de uma história em quadrinhos, situações vivenciadas no dia a dia de um deficiente (preconceito, falta de acessibilidade, superação, conquistas, etc.).
• Conhecer a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema braile.
• Reconhecer a importância da Libras na comunicação usual entre os surdos e os ouvintes.
• Registrar informações utilizando procedimentos de escrita, como copiar trecho pelo qual haja interesse em conversar; fazer anotações, esquemas, sínteses, etc.
• Realizar observações no bairro com o objetivo de registrar a existência de acessibilidade para as pessoas com deficiência.
• Desenvolver a escrita, realizando oficinas para produção de textos.
• Desenvolver o senso crítico, organizando debates e trabalhos em grupo e individuais.
• Observar, no ambiente, produtos, materiais, entre outros, que possibilitem a comunicação entre o meio e a pessoa com deficiência.
• Conscientizar os alunos de que as pessoas com deficiência são cidadãos que têm seus direitos, tomam suas próprias decisões e assumem as responsabilidades pelas escolhas que fazem.
Justificativa
O assunto que abordaremos neste projeto veio como um presente. Primeiro, porque nossa escola é inclusiva e convivemos com alunos que chamamos carinhosamente de amigos especiais; e, segundo, porque, em nosso convívio, deparamo-nos com várias situações em que, muitas vezes, paramos para refletir se estamos, como cidadãos, preparados para lidar com a deficiência da melhor forma possível, sem nos constranger e, principalmente, sem constranger as pessoas com deficiência. Por isso, iremos abranger o assunto de forma que possamos despertar na sociedade a consciência do respeito dos direitos dessas pessoas, promovendo a sua inclusão social.
Metodologia
• Sinalização de cada ambiente da escola com sistema braile e Libras.
• Apresentação de peças teatrais abordando o tema.
• Coleta de dados em jornais, revistas e Internet para registro dos conteúdos propostos em sala de aula.
• Apresentação dos trabalhos em grupo, desenvolvendo a oralidade.
• Confecção do quadro com o nome de cada aluno em Libras.
• Produção de textos com os temas: O Surgimento do Sistema Braile e Nós Falamos com as Mãos.
• Relatos de experiências e entrevistas com pessoas com deficiência.
• Utilização de dicionários para melhor compreensão dos textos.
• Confecção da cela braile (com sucata) para desenvolver a escrita.
• Oficina de história em quadrinhos (elaboração de um livro).
• Visita ao Instituto de Cegos de Pernambuco e ao Centro Suvag de Pernambuco.
• Palestra com a professora brailista Patrícia, abordando o assunto braile.
• Assistir ao filme sobre a vida de Ludwig Van Beethoven, que mostra a sua gradativa perda de audição, o que não o impediu de ser um dos maiores gênios da música.
• Oficina para desenvolver a comunicação básica na linguagem de sinais: Libras.
• Leitura do paradidático Nós Falamos com as Mãos (Editora Scipione).
Avaliação
• A avaliação será realizada através do desempenho participativo dos alunos nas atividades propostas pelo professor em sala e em aulas extraclasse.
• Pontualidade na entrega das pesquisas e socialização das mesmas através de apresentações de trabalhos em sala e na culminância do projeto: Expoc.
• Competência para trabalhar em grupo.
• Oralidade.