Edição 63

Dicas de leitura

Dicas de leitura

História da Morte no Ocidente

“Quando Isolda encontra Tristão morto, apercebe-se de que também iria morrer: Nesse momento, deita-se perto dele, e volta-se para o oriente.” Não é fácil lidar com a morte, mas ela espera por todos nós... Deixar de pensar na morte não retarda ou evita. Pensar na morte pode nos ajudar a aceitá-la e a perceber que ela é uma experiência tão importante e valiosa quanto qualquer outra.

Philippe Ariès
Editora: Ediouro

Vó Nana

Vó Nana e Neta moram juntas há muito, muito tempo. Elas compartilham tudo, inclusive as tarefas, até o dia em que Vó Nana não aparece para tomar o café da manhã. Calmamente, ela paga suas contas e trata de pôr seus negócios em ordem. Então ela leva Neta para um último passeio, apreciando, escutando, sentindo cheiros e sabores. Vó Nana e Neta se despedem da melhor maneira que conhecem. Uma história de ternura e amor, do dar e receber; uma gloriosa celebração do mundo.

Margaret Wild
Editora: Brinque-Book

Luto – Estudos Sobre a Perda na Vida Adulta

Todos já nos defrontamos com a morte de um parente ou amigo querido. Muitas vezes essa perda nos parece irreparável e temos a impressão de que o mundo vai desabar. Ficamos desnorteados e custamos a reorganizar nossa vida. Este livro ajuda a entender as raízes do luto. Sugere formas de lidar com os sentimentos avassaladores que impedem um cotidiano saudável. Apresenta meios de se chorar a perda sem mergulhar nas profundezas da dor e da depressão. E, mais importante, busca indicar os passos a serem dados para que possamos crescer com a experiência e emergir renovados.

Colin Murray Parkes
Editora: Summus

Você Nunca Mais Vai Voltar?

Este é um título perfeito para exprimir a principal questão infantil diante da morte de um ente amado. Assim as crianças nos fazem perguntas e pedem respostas, irrompem em nossos tabus e dores reprimidas... elas têm medo; estão procurando atenção e consolo. Como atender os filhos em um luto que é seu também? Como dar-lhes conforto e atenção? É possível colocar o tema “morte” dentro do viver, e superar uma perda que é comum a todos os familiares? As respostas podem estar neste livro: informações valiosas e bons conselhos; estímulos a conversas e a atividades conjuntas; histórias e imagens que fazem pensar; sugestões de encontros na natureza; experiências criativas e lúdicas que já deram certo com muitos enlutados em depressão.

Christine Reitmeier / Waltraud Stubenhofer
Editora: Paulinas
cubos