Edição 71

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida

Nessa obra, Philippe Perrenoud, conceituado teórico da Educação, propõe uma discussão sobre o papel da escola no desenvolvimento de competências. Para isso, formula perguntas essenciais, como:

• Os saberes que são ensinados na escola são os mais pertinentes para entender e atuar no mundo? Eles preparam para os estudos superiores ou para a vida?

• O que devemos pensar da ausência de conhecimentos como Direito, Economia, Ciência Política ou Psicologia nos programas escolares?

• Em uma época em que a expectativa de vida aumenta, nossas vivências se diversificam e a sociedade muda rapidamente, podemos identificar um número limitado de competências úteis para todos? Não será mais adequado transmitir saberes e desenvolver atitudes que permitam a cada um construir as competências necessárias?

Nenhuma dessas questões tem uma resposta simples ou consensual, mas esse livro permite sua abordagem em um debate sério e fundamentado.

Philippe Perrenoud
Penso Editora

A Escola da Ponte sob múltiplos olhares: palavras de educadores, alunos e pais

Essa obra consiste em uma compilação de perguntas e respostas sobre diversos aspectos práticos do dia a dia e do funcionamento da Escola da Ponte. Trata-se de uma síntese dos diálogos que surgiram a partir do curso online Fazer a Ponte, no qual professores, estudantes de Pedagogia e profissionais da Educação têm a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências com educadores, pais, alunos e ex-alunos dessa escola que é uma referência em Educação Básica no mundo inteiro.

A Escola da Ponte sob múltiplos olhares: palavras de educadores, alunos e pais é um importante recurso para todos que desejam saber mais sobre a escola que há quase 40 anos vem produzindo mudanças na vida de seus alunos, suas famílias e todos os envolvidos em seu projeto, com sua maneira peculiar de organizar o espaço e o cotidiano escolar.

Organizadores:
José Pacheco
Maria de Fátima Pacheco
Penso Editora

Dificuldades de aprendizagem de A – Z: guia completo para educadores e pais

O mundo das dificuldades de aprendizagem é inegavelmente complicado e desafiador. Buscando esclarecer esse obscuro território, esse livro é o melhor e mais confiável recurso para os pais, educadores e demais profissionais que lidam com aprendizagem. Cobrindo cada estágio do desenvolvimento, essa edição atualizada proporcionará o conhecimento necessário para auxiliar efetivamente quem tem dificuldades de aprendizagem.

Destaques:

• Apresenta novas descobertas importantes acerca das funções cerebrais e do processamento de informação.
• Guia que auxilia tanto na escola quanto em casa.
• Aborda os avanços significativos na tecnologia da educação e nas informações sobre testes.
• Explora os mitos e as lendas que permeiam o tema.

Corinne Smith
Lisa Strick
Penso Editora
cubos