Edição 128
Editorial
Editorial
Queria um mundo sem fome, sem doenças incuráveis,
sem falsidade, um mundo em que todos pudessem ser chamados
de irmão e dessem o valor real da palavra.Jordânia Figueiredo
Prezado professor,
Prezada professora,
Mais um ano se inicia. É importante lembrarmos que ano novo é compromisso, pois, se Deus nos permitiu iniciar mais um ano com vida e saúde, é porque Ele precisa de nós para levar em frente o trabalho da construção de uma sociedade consciente e crítica aos problemas existentes. Se continuamos no mundo, é porque nossa missão ainda não terminou.
O ano de 2022 já terminou, não podemos voltar atrás. O que passou passou! E 2023 tem de ser melhor. Não pode ser como 2022. Não pode ser igual, a história não para. E, para ser melhor, precisamos trabalhar mais e com maior dedicação. Por isso, vamos rever mentalmente o que fizemos no ano que passou para podermos nos avaliar como educador e como cidadão.
Como é de conhecimento de vocês, educadores e leitores da Construir Notícias, todos os anos iniciamos a primeira edição da Revista com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é Fraternidade e fome, propondo a conversão e a vivência dos valores sociais, a fraternidade entre as pessoas e na sociedade, buscada como um fruto da conversão. Pela terceira vez, a fome é tratada pela Igreja no Brasil por meio da Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975; e a segunda, em 1985. Com o 18o Congresso Eucarístico Nacional, que se realizou no Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema Pão em todas as mesas, a Igreja reflete novamente sobre o flagelo da fome, com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). O objetivo da CF é despertar a solidariedade nos fiéis e na sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho.
Geralmente, os temas da CF têm sido de grande interesse social, de maneira a atrair não apenas os católicos, mas também todas as pessoas sensíveis aos valores humanos e do bem comum. O consagrado método ver, julgar e agir é importante para articular o enfoque definido e nos ajudar numa reflexão.
Termino com o refrão muito cantado nas celebrações dos templos católicos de uma música de Everaldo Peixoto que diz: E todos repartiam o pão, e não havia necessitados entre eles.
Não é que eu faça questão de ser feliz, eu só queria que parassem de morrer de fome a um palmo do meu nariz.
Humberto Gessinger
São tão doentes aqueles que se saciam demais como aqueles que passam fome.
William Shakespeare
Cada dia, a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi
Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.
Caetano Veloso
O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata a fome ou cura a doença.
Angelina Jolie
Desejamos a você, educador e educadora, paciência e persistência na construção de um mundo melhor, mais justo e solidário.
Feliz ano novo, educador e educadora, sob as bênçãos de Deus, e um grande abraço fraterno.