Edição 130

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

 

“O ideal para os educadores é explorar ao máximo o primeiro contato da criança com as linhas retas (da letra bastão) e trabalhar com a alfabetização. Pelo fato de esses traçados serem mais simples, os pequenos não precisam se dividir entre o aprendizado da escrita e o processo de alfabetização”.

Instituto NeuroSaber

 

Nesta edição da sua Construir Notícias, trazemos um tema muito polêmico: letra cursiva ou bastão? Eis a questão. Falar de letra cursiva, caligrafia e movimentação das letras me faz lembrar, com muita saudade, da minha época de professora, quando preparava os cadernos de pauta dupla para os alunos exercitarem a letra cursiva.

Recebemos, aqui, no Editorial, muitos questionamentos sobre a letra cursiva. Essa sempre foi uma questão muito debatida na sala dos professores, em reuniões pedagógicas e de pais. Alguns professores acham importante e pedem que ela seja contemplada nas atividades dos livros; enquanto outros, quando sabem que o livro trabalha com letra cursiva, descartam-no logo.

Resolvemos, então, abrir um espaço para falar da sua importância. Segundo alguns especialistas, a letra cursiva colabora para o desenvolvimento do ser humano, estimulando áreas simbólicas e motoras no cérebro responsáveis pela linguagem, pela memória de trabalho e pelo pensamento. Uma curiosidade é que a letra cursiva é responsável por contribuir para o crescimento cognitivo e motor do pequeno de maneira mais eficiente que a bastão.

Muito se fala sobre a necessidade ou não de se trabalhar com a letra cursiva na Educação Infantil e no 1º ano. Alguns acham que é importante; outros já se colocam contra, pois acham difícil a sua movimentação.

Bom, podemos afirmar que realmente não é fácil. O motivo está ligado a fatores como a disciplina exigida pelo traçado. Antes de escrever com a letra cursiva, a criança utiliza o formato da letra bastão (ou de forma).

Temos também uma forte referência: a BNCC, que estabelece que, no 1º ano, o aluno deve conhecer, diferenciar e relacionar todos os tipos de letra para, no 2º ano, aprender a escrever efetivamente a letra cursiva. Essa habilidade está no código alfanumérico da BNCC EF01LP11 – Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva.

Desejo que a Construir Notícias possa contribuir para a sua prática escolar.

Grande abraço

 

 

cubos