Edição 57
Editorial
Editorial
Prezado Educador/Prezada Educadora,
“Como ser um bom professor?
Venho observando que o segredo
está em olhar o meu aluno como um ser pensante.
Não como uma tábula rasa, sem trazer nada.”
Márcia Linhares Rodrigues
Universidade Federal do Ceará
A epígrafe acima nos faz refletir sobre o tema da Construir Notícias neste número, Da paixão de ensinar à paixão de aprender, do artigo do professor Hamilton Werneck.
Quando falamos sobre ensinar, sempre nos vem à cabeça a imagem de um professor e de sua responsabilidade e seu compromisso em não aceitar, nos dias de hoje, que o aluno ainda seja considerado como uma tábula rasa.acreditamos que as mudanças educacionais estão cada dia mais fortes, mas infelizmente, ainda encontramos professores que não descobriram a paixão de ensinar e muito menos a paixão de apreder. Como eles mesmos falam, a Educação não muda nada é sempre a mesma coisa, todos os anos: “A cada ano, recebemos os alunos com mais dificuldade na aprendizagem e com mais problemas familiares”. Concordo em grande parte com o que dizem, mas também acredito que a escola pode e deve fazer com que a Educação, em caráter nacional, englobe o ensinar, o aprender, a construção do conhecimento e a cultura, que, por sua vez, transforma-se de geração para geração.
Nossa missão é grandiosa e, quando cada um de nós puder olha para nossa prática e nela ver refletida o nosso ser e o nosso fazer, estamos aptos para o exercício de reflexão que ressignificará novos valores.
Vamos à luta, pois queremos continuar contando com vocês nessa caminhada. Afinal não se constrói um país sem Educação.