Edição 57

Mensagem inicial

Poda perene

imagem_1

Qualquer jardineiro ou vinicultor sabe que a poda é a chave para a produção de melhores frutos. Depois de uma pesquisa, descobri que, na maioria dos vinhedos atuais, os agricultores mais experientes treinam os podadores por dois ou três anos antes de deixar que cortem os ramos, porque uma poda incorreta pode arruinar toda a safra se o agricultor não souber exatamente o que está fazendo.

Nosso Pai celestial, o Mestre Jardineiro, é um podador experiente. Ele sabe quando cortar, onde cortar e quanto cortar para produzir o melhor em nossa vida. É comum pedirmos que Ele nos abençoe e torne nossa vida mais frutífera — nossa família, nossos negócios, nossas finanças. Mas raramente gostamos do processo de poda pelo qual devemos passar para que nossas orações sejam respondidas. Deus poda áreas de nossa vida de modo que possamos dar mais e melhores frutos.

O processo de poda é sempre doloroso, mas também produtivo. Você tem um Pai celestial que sabe o que está fazendo. Ele é um especialista. Ele o está podando neste exato momento para que você dê mais frutos. O desejo de Deus é de que você cumpra o propósito final para o qual Ele o criou: ser o mais frutífero possível.

Tudo o que você tem a fazer, seu único papel, é ser ramo e estar conectado à videira. Se estivermos conectados a ela, seremos espiritualmente saudáveis e ficaremos cheios de sua energia. Confiar em Deus reduzirá o estresse e permitirá que tenhamos a liberdade de nos envolver plenamente com a vida. Quando nos esquecemos disso e começamos a pensar que somos videira em vez de ramo, ficamos estressados porque não fomos criados para esse papel.

Então, surge a pergunta: como podemos permanecer conectados à videira? Isso é tudo o que você tem a fazer neste mês! Você não precisa encontrar força de vontade suficiente para parar de fumar, não precisa ranger os dentes e torcer para que consiga seguir a dieta nem precisa imaginar maneiras de reatar relacionamentos. Tudo o que você tem a fazer é se conectar à videira, à fonte de energia, e Deus lhe dará não apenas a força de vontade, mas o poder real. Ele lhe dará poder para que você faça tudo o que precisa ser feito. Vamos crescer espiritualmente como nunca, contanto que permaneçamos conectados à videira.

 

SHOOK, Kerry e Chris. Um Mês para Viver. São Paulo: Mundo cristão, 2008.

cubos