Edição 35
Editorial
Editorial
Prezado Educador/Prezada Educadora,
Tratar os Temas Transversais é um grande desafio em nossas salas de aula, por serem problemas emergentes que são vividos intensamente em nossa sociedade pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e pelos educadores em seu cotidiano. Os Temas Transversais exigem uma abordagem particularmente ampla e diversificada, que não pode ficar restrita a uma única disciplina; ao contrário, deve ser feita de forma sistemática, trazendo, em todos os momentos possíveis, essas questões para dentro da sala de aula, como nos mostra a Dra. Lenise Aparecida Martins Garcia através da Metáfora da Transversalidade com um Bolo.
Esses temas envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, destinando-se também a um intervir na realidade para transformá-la, trazendo para a escola as discussões sobre as desigualdades, os direitos humanos, os direitos e deveres sociais, os valores, a educação moral, os compromissos éticos, a valorização da cidadania, a consciência ambiental, etc. Enfim, esperamos que esses temas levem a escola a ter uma proposta mais humanista, menos tecnicista e arraigada no tradicionalismo conteudista, abrindo espaço para saberes extra-escolares. Na verdade, os Temas Transversais prestam-se de modo muito especial para levar à prática a concepção de formação integral da pessoa, pois transformar alunos em cidadãos é realmente um desafio.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental prevêem seis Temas Transversais a serem trabalhados durante todo o processo de ensino–aprendizagem: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e trabalho e consumo (este último apenas nos PCN de 5ª a 8ª séries).
Nesta edição, a Construir Notícias traz artigos que servirão de fundamentação e reflexão para nossa prática pedagógica, como Temas Transversais e Transversalidade, de Laura Monte Serrat Barbosa; Transdisciplinaridade da Vida, de Nildo Lage; O Prazer de Ensinar, de Içami Tiba; uma entrevista com o professor Yves de La Taille, Em Busca dos Valores Morais e Éticos, e Autonomia e Identidade, de Yves de La Taille. Na seção Lá vem História…, Uma Pescaria Inesquecível, de James P. Lenfestey, discute sobre ética contando a história de um menino e seu pai.
No Livro da Vez, destacamos Pinóquio às Avessas, de Rubem Alves, e, na seção É dia…, O que é o folclore e o projeto Folclore na Escola.
Trouxemos também o projeto Recife de Todos os Encantos – Poetas nas Ruas do Recife, de Maria Amélia de Almeida; e Uma Reflexão sobre a Utilização de Jogos Matemáticos, de Juliana Cristina de Santana.
Enfim, os Temas Transversais devem ser reconhecidos como ferramentas através das quais a escola e os professores irão promover modificações em referenciais e, assim, assumir novas idéias e novos valores que determinem uma mudança também nas suas práticas educativas. A escola que se propõe realmente a incorporar os Temas Transversais às suas práticas de ensino deve fazê-lo com bastante consciência. Do contrário, correrá o risco de comprometer ainda mais os seus projetos pedagógicos, sem alcançar os objetivos pretendidos com os conteúdos disciplinares tradicionais, e fracassar também na tentativa de se abrir para novas perspectivas na formação de alunos cidadãos.
Para concluir a Construir Notícias, Julho, Chegam as Férias Até que Enfim e Agosto tem dia dos pais!.
BOAS FÉRIAS!
Um abraço carinhoso,