Edição 35
Matérias Especiais
Metáfora da Transversalidade com um Bolo
O esquema acima, da professora Dra. Lenice Aparecida Martins Garcia, da UnB, apresenta uma definição bastante interessante ao fazer uma metáfora da transversalidade com um bolo.
Segundo o esquema, a escola seria um bolo com todos os seus componentes educacionais, as fatias seriam as disciplinas, e os Temas Transversais, os ingredientes desse bolo. Pensando dessa forma, podemos entender o quanto os temas transversais devem aparecer de forma totalmente homogênea e diluída durante a aula e no contexto da disciplina. Imagine que, se for de modo diferente, os Temas Transversais ficarão com aspecto de “pelotas de farinha” e, além de serem perceptíveis nas fatias, ainda não poderão ser “engolidos” pelos alunos.
Imagine-se comendo um pedaço de bolo em que se encontra uma pelota de farinha não dissolvida. Não seria difícil engolir?
Acredito que, por meio dessa metáfora, fique claro como devemos trabalhar os Temas Transversais em sala de aula.
Fonte: Temas Transversais: reflexões e práticas rumo a uma nova educação – Nilbo Ribeiro Nogueira – Editora Érica – págs. 45 e 46.