Edição 37

Editorial

Editorial

editorialPrezado Educador e Prezada Educadora,

Se a alfabetização e o letramento são direitos e a alfabetização e o letramento são direitos de todos, precisamos admitir que hoje nós temos um contingente muito grande de pessoas que não têm acesso a eles.
Sonia Kramer

Atualmente, a alfabetização, isto é, a simples aquisição do código escrito, tem se revelado insuficiente para responder de forma adequada às necessidades do mundo moderno. Para o exercício da cidadania plena, além de aprender a ler e a escrever, o indivíduo precisa apropriar-se da função social da leitura e da escrita, isto é, deve ser capaz de fazer uso dessas duas práticas no dia-a-dia. É o que muitos chamam de letramento; a convivência das pessoas com narrativas orais e escritas — como o contato com livros, revistas e outros textos — que contribuem para o desenvolvimento pessoal e da comunidade em que vivem.

Por ser tema tão pertinente aos professores, a Revista Construir Notícias nº 37 traz o artigo Alfabetização e letramento.

editorialIniciaremos com os artigos Alfabetização e letramento, dos especialistas em Lingüística Artur Gomes de Moraes e Eliane Borges Correia de Albuquerque, e Letramento e escolarização, de Magda Soares.

Ainda dentro do nosso tema central, trouxemos os artigos Ensinar e aprender, Questões do currículo e da educação intercultural e Modos de fazer escola e a flexibilização curricular, de Carlinda Leite e, por fim, A Psicanálise e a narrativa popular, do Mestre em Fonoaudiologia pela PUC Carlos Brito.

Como projeto, apresentaremos Movimento Armorial e o Festival Junino.

Desejamos que a leitura deste número contribua para as reflexões sobre sua prática e para as trocas de experiências com seus colegas professores.

A Revista Construir Notícias está em festa ao comemorar sete anos de muito sucesso e realização, graças à colaboração e ao entusiasmo de todos os nossos leitores, que, de alguma forma, nos estimulam a acreditar numa educação de sucesso.

Agradecemos a você, Educador ou Educadora, todo o carinho ao nosso trabalho junto à Equipe Pedagógica da Construir Notícias.

AssinaturaUm grande abraço e um feliz 2008, repleto de bênção e luz!

assinatura

cubos