Edição 37

Matérias Especiais

Os elementos de uma aula

elementos_aulaQual é a diferença entre uma boa refeição e uma aula bem-sucedida? Nenhuma, pois ambas devem incluir ingredientes frescos, bem balanceados, selecionados de acordo com as preferências e as necessidades dos consumidores.

Aulas bem-sucedidas incorporam vários ingredientes essenciais ao processo de aprendizagem. O equilíbrio desses ingredientes determina a qualidade da aula — o que, por sua vez, determina o nível de aprendizagem e a conseqüente satisfação dos alunos. Por isso, devemos examinar, com freqüência, como os elementos de nosso trabalho se entrosam.

Decisões concernentes a preparação, passagem de instruções, linguagem na sala, técnicas de apresentação e ritmo são numerosas, e cada uma merece reflexão. É essencial considerar como todas as possíveis opções podem afetar nossas aulas — e nossos alunos — antes de, realmente, entrar na sala.

Não há fórmulas mágicas para a realização de aulas eficazes o tempo todo. O processo de reflexão poderia parecer bastante evasivo, sobretudo para professores novatos. No entanto, ele é altamente benéfico, pois nos torna mais capazes de predizer o que poderia ocorrer na sala e, com isso, prevenir algumas áreas potencialmente problemáticas.

Fonte: Estou ensinando bem? NIKOLIC, Vesna/CABAJ, Hanna. Estratégias de auto-avaliação para professores. São Paulo: Loyola, 2001. p. 143.

cubos