Edição 117

Editorial

Editorial

Zeneide Silva

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

Nesta edição, lançamos uma pergunta: “O que não pode faltar em sua escola?”. Creio que irão aparecer várias respostas, como desempenho, respeito, compromisso, vontade de ensinar, vontade de aprender. Mas o que esperamos que apareça com mais frequência seria diálogo.

Acreditamos que, por meio do diálogo, podemos construir uma nova educação, sendo a escola um local privilegiado para o convite à Responsabilidade Social, e os nossos alunos sendo agentes transformadores em sala de aula, em casa e na comunidade.

Nas páginas 5 a 10, o professor Lécio Cordeiro explica como devemos proceder depois de ler o texto O que falta e o que completa?. Em poucas palavras, a proposta é você destacar da revista duas folhas e entregar ao seu gestor ou gestora. Nelas, você deve escrever seus agradecimentos por tudo o que a escola vem fazendo e dar sugestões de ações de como contribuir positivamente, por meio do diálogo, para o seu êxito, o dos seus alunos e o da escola, melhorando a nossa prática.

Sabemos que o diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas que pretendem transmitir ou partilhar ideias, pensamentos, sentimentos, valores, entre muitos outros aspectos essenciais ao desenvolvimento psicológico, emocional e cognitivo do ser humano.

Na escola em que existe o diálogo, as crianças vão poder construir seus valores calcados na diversidade, nos conceitos positivos do mundo e de si mesmo.

Numa escola que dá os primeiros passos em direção ao diálogo, deve haver a mediação de um/uma gestor/gestora que garanta a todos o direito de expressar seus pontos de vista sobre o ocorrido. É o começo de uma cultura que deve ser permanente: o exercício do diálogo não pode acontecer apenas quando houver atrito, mas deve ser um trabalho sistemático e contínuo.

Afinal, não faz sentido cultivar o diálogo se você não estiver disposto a dialogar, ainda mais quando sabemos que esse processo é fundamental para a constituição da personalidade moral e política de nossos futuros cidadãos.

Queremos continuar contando com vocês nesta empreitada. Afinal, não se constrói um país sem educação.

Grande abraço,

Educar é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano.

   Paulo Freire

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA

cubos