Edição 117

Mensagem inicial

Escola da paz

Edson Francisco

Eu quero uma escola simples, nem de menos nem de mais. Que abrigue nossos jovens, que acolha nossos pais, que transforme nossa vida e que seja conhecida como a escola da paz.

Que o chão dessa escola seja o solo mais sagrado, onde se plante o futuro, o amor seja cultivado. Onde a paz seja semente, e o sangue de um inocente nunca seja derramado.

Eu quero uma escola onde reine a segurança. No portão, tenha sorrisos; na cozinha, a bonança. No pátio, tenha alegria; nos muros, a poesia; nas salas, a esperança.

Eu quero uma escola com canteiros e com flores, que a merenda tenha afeto, e sonhos nos corredores. Seja casa cidadã e que se veja o amanhã no olhar dos professores.

Que, em cada funcionário, a gente encontre afeição; o diálogo e a confiança no trabalho da gestão. Que ela sempre seja assim: coragem pra falar sim, firmeza pra dizer não.

Nos livros, quero aprender que só a paz é saída. Nos cadernos, escrever as linhas da minha vida. Com a borracha do amor, apagar todo rancor e curar toda ferida.

professora_alunos_shutterstock_1794138580_musbilaQue, em cada sala de aula, tenha o cheiro do perdão, as paredes da justiça, o quadro da inclusão. E que a gente, todo dia, aprenda a cidadania como a mais bela lição.

Que cada um dos colegas seja mais que um irmão. Que a gente aprenda junto as coisas do coração. Que, nas provas bimestrais, todo mundo aprove a paz, reprove a desunião.

Ao entrar nessa escola, cada um leve no peito desejo de ser feliz, a repulsa ao preconceito, o apego à liberdade, a busca pela verdade, dignidade e respeito.

Eu quero, sim, essa escola com desejo mais profundo. Todo aluno é sonhador, e todo sonho é fecundo. Quero a escola da paz porque só ela é capaz de fazer mudar o mundo.

Edson Francisco é poeta, cordelista e professor do Estado de Pernambuco em Gravatá e da Rede Salesiana de Escolas. E-mail: edsonpoesia@gmail.com

Edson Francisco é poeta, cordelista e professor do Estado de Pernambuco em Gravatá e da Rede Salesiana de Escolas.
E-mail: edsonpoesia@gmail.com

cubos